O Arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil), Dom Orani Tempesta, afirmou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) teve um impacto positivo no país, mas não só quanto a números e ganhos econômicos, mas também porque "Copacabana nunca viu tanta gente em paz, alegre e comprometida com a construção de um mundo melhor", em alusão aos 3,7 milhões de jovens que encheram a praia durante a Missa de clausura.

"É Deus quem realiza as coisas. Tivemos mudanças desde o anúncio da realização do evento no Rio de Janeiro. Até o Papa mudou, mas conseguimos realizar uma bela Jornada e servir a todos os jovens", afirmou nesta terça-feira 30 durante uma roda de imprensa em que agradeceu aos voluntários, famílias de acolhida e a todos os envolvidos na JMJ.

"Foi um evento sem violência, sem depredações. E esses sinais positivos que vimos na juventude devem perdurar. Queremos que esses jovens, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, sigam sendo protagonistas de um mundo novo", apontou.

Com respeito à afluência de peregrinos, o Prelado informou que estes foram aumentando conforme se aproximava a Missa de clausura. Assim, no primeiro dia da JMJ, os eventos em Copacabana, na Quinta da Boa Vista, Rio Centro e outros, reuniram a 600.000 pessoas; entretanto, já na Vigília do sábado, 27, se contava com 3,5 milhões de peregrinos, número que cresceu a 3,7 milhões para a Eucaristia final presidida pelo Papa Francisco.

Nesse sentido, Dom Orani informou que segundo cifras do Ministério de Turismo, os visitantes gastaram 1.8 trilhões de reais.

Do mesmo modo, indicou que houve 427 mil inscrições de 175 países, a maioria proveniente do Brasil, seguido da Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México; 55 por cento dos inscritos foram mulheres e 45 por cento homens; 60 por cento do público participante tinha entre 19 e 34 anos.

Sobre a cobertura, contou-se com 6.500 jornalistas procedentes de 57 países. Houve 264 locais de catequese em 25 idiomas diferentes e 100 confessionários colocados em diferentes pontos.

Do mesmo modo, as cifras revelaram que se fabricaram quatro milhões de hóstias, 800 mil das quais foram consagradas na Missa de Envio. Além disso, houve 644 bispos inscritos e 7.814 sacerdotes registrados.

Durante a roda de imprensa, o arcebispo do Rio relatou que cada vez que Francisco passava em helicóptero pelo Corcovado, rezava e observava com admiração a imagem do Cristo Redentor.

Do mesmo modo, destacou o episódio de Nathan de Brito, o menino de 9 anos que fez o Pontífice chorar ao dizer para ele "Papa, te desejo o bem". Este ato emocionou Francisco "e demonstrou o carinho de todo o povo brasileiro", afirmou Dom Orani.