O Papa Francisco estaria considerando proclamar santo ao Papa Pio XII, o grande Pontífice que sentou as bases do Concílio Vaticano II e que salvou a 800 mil judeus da morte. O Santo Padre tomaria esta decisão de modo similar como fez com o Papa João XXIII, a quem vai canonizar sem a mediação de um milagre como normalmente se requer nos procedimentos da Igreja.

Uma fonte autorizada da Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano, que pediu permanecer no anonimato, disse ao Grupo ACI em 25 de julho que "assim como o Papa Francisco decidiu a canonização de João XXIII, assim também está considerando fazer o mesmo com Pio XII".

Em 19 de dezembro de 2009 o então Papa Bento XVI aprovou o decreto das virtudes heroicas do Papa Pacelli, quer dizer o documento que demonstra que uma pessoa viveu a fé, a esperança e a caridade (o amor) em grau heroico. De acordo ao procedimento regular, agora é necessário um milagre para sua beatificação.

Mas se o Papa Francisco decide seguir adiante sem um milagre, poderia "inclusive canonizá-lo (a Pio XII) com a fórmula de scientia certa (certeza de conhecimento) e, portanto, inclusive passando por cima da beatificação", indicou a fonte.

"Somente o Papa pode fazer isso e o fará se assim o desejar".

O Papa Francisco está muito interessado em Pio XII porque "considera-o um grande, da mesma forma que João XXIII, embora seja por distintas razões", explicou a fonte ao Grupo ACI.