O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Coordenador do Conselho de oito cardeais que o Papa Francisco nomeou para ajudá-lo com a tarefa de reformar a cúria do Vaticano, disse ao Grupo ACI que a primeira reunião com o Santo Padre será nos dias 1, 2 e 3 de outubro deste ano.

 Do Rio de Janeiro onde participou como Bispo catequista da Jornada Mundial da Juventude, o também Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras) e Presidente do Caritas Internacional, deu alguns detalhes dos trabalhos que vêm realizando os oito cardeais em vistas ao encontro de outubro.

O Cardeal disse que "a primeira reunião vai ser nos dias 1, 2 e 3 de outubro em Roma convocada pelo Santo Padre".

Depois de indicar que "nosso trabalho neste momento foi compilar material", o Cardeal hondurenho assegurou que pode ver que "há muito entusiasmo na Igreja: tanto bispos, como sacerdotes e leigos estão enviando contribuições e por continentes as estamos recolhendo", adicionou.

"Através das conferências episcopais nos estão enviando suas contribuições e também algumas pessoas o fazem particularmente. Ao Cardeal Errázuriz (Arcebispo Emérito de Santiago do Chile) na América Latina, ao Cardeal O'Malley (Arcebispo de Boston) nos Estados Unidos e Canadá, e assim está sendo com os demais".

Conforme assinala o jornal La Razão de Espanha, a ideia desta coleta de contribuições é gerar um "Instrumentum Laboris" ou Instrumento de trabalho com o que os cardeais possam chegar antes da reunião de outubro, a uma proposta que o Cardeal fez ao Papa no Rio de Janeiro em uma reunião privada que teve com ele no dia 23 de julho na residência de Sumaré onde esteve hospedado na cidade brasileira em que presidiu a Jornada Mundial da Juventude.

Sobre a decisão do Papa Francisco de escolhê-lo como coordenador deste conselho de cardeais, o Cardeal Rodríguez Maradiaga comentou ao Grupo ACI que "eu trabalhei junto com ele na Comissão de Redação de Aparecida, por isso nos conhecemos e me sinto muito contente de poder colaborar com ele nisto".

O Cardeal se refere à Comissão de Redação que, com a contribuição de todos os bispos reunidos no Santuário da Virgem Padroeira do Brasil em maio de 2007, elaborou o chamado Documento de Aparecida, o texto com as conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.

Essa comissão foi presidida pelo agora Papa Francisco quando era o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires e Primado da Argentina.

Além dos cardeais Rodríguez Maradiaga, Errázuriz e O'Malley, fazem parte do conselho criado pelo Papa os cardeais George Pell, Arcebispo de Sydney (Austrália),

Reinhard Marx, Arcebispo de Munique (Alemanha); Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim (Índia) e Giuseppe Bertello, presidente do Governo do Estado do Vaticano.