Na oração do Ângelus Domini, desde domingo, último dia da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o Papa Francisco já anunciou que a próxima JMJ, que será em 2016, acontecerá na cidade de Cracóvia, na Polônia.

Francisco abriu o Ângelus, na praia de Copacabana, agradecendo aos jovens “por toas as alegrias que me deram nestes dias. Levo cada um de vocês no meu coração!”, expressou.
Voltou a falar sobre o chamado de Jesus, sobretudo aos jovens, “Nestes dias, Jesus lhes repetiu com insistência o convite para serem seus discípulos-missionários; vocês escutaram a voz do Bom Pastor que lhes chamou pelo nome e vocês reconheceram a voz que lhes chamava (cf. Jo 10,4). Não é verdade que, nesta voz que ressoou nos seus corações, vocês sentiram a ternura do amor de Deus? Não é verdade que vocês experimentaram a beleza a seguir a Cristo, juntos, na Igreja? Não é verdade que vocês compreenderam melhor que o Evangelho é a resposta ao desejo de uma vida ainda mais plena? (cf. Jo 10,10)”.

E como devoto de Maria, cita a mãe de Jesus como o melhor dos exemplos a serem seguidos, “A Virgem Imaculada intercede por nós no Céu como uma boa mãe que guarda dos seus filhos, Maria nos ensina, com sua existência, o que significa ser discípulo missionário (...). Após ter recebido a graça de ser a Mãe do Verbo encarnado, não guardou para si esse dom; partiu, saiu da sua casa e foi, apressadamente, visitar a sua parente Isabel que precisava de ajuda (cf. Lc 1, 38-39); cumpriu um gesto de amor, de caridade, de serviço concreto, levando Jesus que trazia no ventre. E se apressou a fazer este gesto!”, explicou.

E pedindo a intercessão de Nossa Senhora, encoraja os jovens, “Nunca tenham medo de ser generosos com Cristo! Vale a pena! Sair e ir com coragem e generosidade, para que cada homem e cada mulher possa encontrar o Senhor”.

Ao final, o Papa Francisco anuncia onde será o próximo encontro dos jovens peregrinos: “Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo”.

Encerrando assim, a 28° edição da JMJ Rio2013, o Papa Francisco concede a próxima JMJ à Virgem Maria e todos rezaram a oração do Ângelus.