O início da vigília da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, foi uma alusão a construção de uma nova igreja por parte dos jovens. Testemunhos de fé foram apresentados no palco e em cada um deles, uma parte da Igreja cenográfica era construída.

O primeiro depoimento foi do ex-depende químico, Carlos Lins, que conviveu com traficantes e tiroteios. Quando ainda adolescente, sua namorada fez um aborto e a partir daquele momento ele percebeu que alguma coisa deveria mudar. Levado na missa por uma amiga, ele começou a se aproximar da igreja, “mesmo que a gente se afasta de Deus, eles está ali para nos salvar”, disse aos jovens.

O próximo depoimento, foi do Padre Flávio Matias, missionário do Mato Grosso.
Enquanto mais partes da Igreja eram construídas, a cantora inglesa Judy Bailey se apresentou, cantando a música “Life goes on”.

O terceiro depoimento, foi do cadeirante Felipe Passos, do Paraná. Felipe participou da JMJ em Madrid e para a JMJ no Rio começou a se programar cedo, organizou um grupo que vez o possível e o impossível para arrecadar o dinheiro necessário para a viagem. Em janeiro deste ano, dois jovens entraram na casa de Felipe para levar todo o dinheiro que o grupo havia arrecadado com tanto esforço. No assalto, ele levou um tiro. Durante o caminho para o hospital os médicos já não tinham mais esperança. Muitas orações foram feitas, intercedendo pela vida de Felipe, hoje ele está em uma cadeira de rodas, mas vivo. “Minha vida podia ter acabado ali juventude, mas Deus tinha uma missão muito amor (...). Hoje Deus me deu uma cruz e essa cruz é a minha cadeira (...). Qual que é a tua cruz?”, indagou Felipe.

O último depoimento da noite foi da coordenadora da Pastoral da Juventude, Ana Vitória Ferreira Vidal. Aos 12 anos, Ana já frequentava baile funk e não tinha uma boa relação com a mãe, mas ao descobrir a Igreja, a vida das duas mudou. A mãe de Ana tinha muitas convulsões e até ficou sem andar. Foi em uma missa de cura e libertação que as duas se uniram no amor a Cristo e a mãe de Ana Vitória recuperou a saúde.

Quando a Igreja foi construída por completo, com a Cruz no ponto mais alto, o cantor Luan Santana emocionou aos fiéis, cantando a Oração de São Francisco de Assis.

Após o pronunciamento o Papa Francisco, a vigília seguiu com a adoração ao Santíssimo.