O Papa Francisco saiu do Forte de Copacabana em direção à celebração da Via Sacra, na praia de Copacabana, de papamóvel, sempre acenando e muitas vezes tocando as mãos dos fiéis. Ele desceu em um determinado ponto do trajeto para caminhar entre a multidão, como fez hoje pela manhã, e benzeu a estátua de São Francisco na orla. A multidão estava eufórica e gritava muito.

Depois de voltar ao papamóvel, o Santo Padre desceu em outro ponto, para abençoar cadeirantes que estavam na calçada.

Nesta manhã, enquanto ia para o Palácio São Joaquim, onde realizou a oração do Ângelus, Francisco protagonizou um dos momentos mais emocionantes de sua visita ao Brasil, até agora: chorou ao abraçar um menino brasileiro, que também estava muito emocionado.
O menino vestia uma camiseta que dizia “Gente do Bem, Deus faz, Deus junta”, uma iniciativa da cadeia de rádio e televisão Canção Nova.

Por volta das 13h, o Santo Padre teve um almoço com jovens da Nova Zelândia, Austrália, Portugal, França, México, Estados Unidos, Sri Lanka, Rússia, Colômbia, Argentina e dois brasileiros.

“Foi uma experiência de Deus. Ver pessoas de todos os continentes e países foi algo muito profundo. O Papa é um pastor, um pai. Escutou-nos atentamente e falou devagar, para que pudéssemos entender”, contou o argentino Marcelo Galeano ao Grupo ACI, um dos jovens que participou do almoço.