As catequeses são atividades tradicionais nas Jornadas, este ano, na JMJ Rio2013, foram 273 locais de catequeses, divididos por idiomas e distribuídos de modo que ficassem próximos aos grupos de cada língua. Os bispos são rotativos, durante os três dias de catequeses. Só em português foram 113 sedes.

Uma das catequeses em língua portuguesa ocorreu na Igreja Nossa Senhora da Ressureição, na Zona Sul do Rio, o Grupo ACI acompanhou ontem (26) a catequese do bispo de Moçambique, Dom Inácio Saúre, acompanhado pelo Arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio. A delegação de Moçambique, acompanhada pelos dois bispos tem 60 peregrinos.
 
O tema abordado tinha relação com o lema da JMJ Rio2013 (Ide e fazei discípulos entre todas as nações - Mt 28,19), Dom Inácio começou dizendo que ser cristão é ter encontro pessoal com Jesus, tornar-se amigo de Jesus e que por isso, todos eram discípulos. “Precisamos continuamente aprender a seguir Jesus, ser discípulo de Cristo é exigente”, falou aos jovens.

O bispo agia de forma muito interativa com os jovens e a Comunidade Caminho Novo animava a catequese. Diego, um jovem boliviano, de 22 anos, deu um testemunho a todos, sobre a fé e sobre serviços. Ele estuda cinema, em Paris e mora em uma república de estudantes católicos, “quando alguém tem um problema ou dificuldade, a primeira coisa que fazemos é entrar em oração”, conta.

Melissa Góes, de 21 anos, é uma jovem de Fortaleza que está participando de missões em João Pessoa (PB). Veio ao Rio com cinco amigos e chegaram dia 19, um pouco mais cedo para dar tempo de conhecer a cidade, “a cidade é linda”, comentou. Ao sair da catequese já estavam tirando fotos com amigos moçambiquenhos, “Já fizemos várias amizades, conhecemos pessoas de outros países e estamos nos divertido muito”, contou.


Ao final da missa, um grupo de Moçambique invocou o canto de ação de graças, embalando e despertando a atenção de todos, pois cantavam em um idioma nativo de Luanda, na África.