A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou, hoje (26), o esquema de estrutura para os últimos Atos Centrais da JMJ Rio2013, que agora serão realizados na Praia de Copacabana. A mudança foi anunciada ontem pelo Comitê Organizador Local (COL), devido ao grande volume de chuvas que transformou o terreno do Campus Fidei, Guaratiba, em pura lama.

O prefeito Eduardo Paes deu uma coletiva aos jornalistas, do Mídia Center da JMJ Rio2013, acompanhado pelo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o diretor da CET-Rio, Joaquim Dinis e o Padre Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais da JMJ, para esclarecer como será realizada a Vigília e a Missa de Envio em Copacabana.

Haverá uma rota de peregrinação, a partir das 7h da manhã, partindo da Central do Brasil (principal estação ferroviária da cidade) até a praia de Copacabana, um percurso de 9,5 km, passando pelas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco, pelo Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo e Lauro de Sodré até Copacabana.

Os kits vigília serão entregues durante o caminho, no Aterro do Flamengo, em frente ao monumento dos Pracinhas, somente no sábado. Lembrando que todos poderão participar da peregrinação, mas apenas os peregrinos inscritos receberão o kit.

Os peregrinos poderão dormir na praia, mas a prefeitura alerta que talvez não haja banheiros e estrutura suficiente, pela falta de tempo para trazer tudo o que já está instalado em Guaratiba e por isso os sistemas de ônibus, trem e metrô funcionarão 24h.

Não haverá pré-venda de ingressos para o metrô e todos os cartões serão aceitos, inclusive o cartão peregrino. Quatro estações estarão fechadas: Presidente Vargas, Cinelândia, Catete e Cantagalo.

Os ônibus fretados que chegarem à cidade serão desviados para a Ilha do Fundão e de lá os peregrinos utilizarão o transporte público para chegar ao início da rota de peregrinação.

O Aterro será fechado à meia-noite de hoje, para a montagem da estrutura de distribuição dos kits. As vias por onde passará a peregrinação ficará fechada a partir das 7h da manhã e as vias de acesso a Copacabana a partir das 12h, no mesmo esquema do réveillon e como tem sido feito durante estes dias de atos centrais com o Papa Francisco.

O prefeito pede a compreensão da população, pelos próximos dias, principalmente aos moradores de Copacabana e afirma que os horários de bloqueio das vias serão preservados, mas flexíveis, de acordo com o fluxo de pessoas, para minimizar o transtorno. “Copacabana está passando por cinco réveillons em uma semana”, disse.

A previsão para a liberação total de Copacabana é às 19h do domingo (28).