O Papa Francisco pediu um minuto de silêncio pela jovem de 21 anos, Sophie Moriniére, que iria participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, mas faleceu em um acidente de trânsito, no dia 17 de julho.

Na missa de acolhida, o Santo Padre lamenta por todas as vítimas gravemente feridas no acidente de ônibus próximo a cidade de Kourou, na Guiana Francesa (que faz fronteira ao Sul com o Brasil) e transportava um grupo de peregrinos da paróquia de Saint-Léon, em Paris.

A jovem que faleceu havia saído de Paris para participar da JMJ, no Rio de Janeiro e estava com outros companheiros na Guiana Francesa, onde foi passar a semana que antecede a Jornada. No momento do acidente o grupo estava indo visitar o Centro Espacial da Guiana, na cidade de Kourou.

Sophie estudava na Escola Politécnica Feminina de Sena, em Paris, onde vivia. Era a mais velha de quatro irmãos: uma irmã de 19 anos e dois irmãos de 17 e 14 anos, respectivamente.

Em uma entrevista concedida a Radio Notre Dame em 12 de julho, apenas cinco dias antes de sua morte, a jovem explicou ao programa o caminho de sua delegação para a JMJ, no Rio: “a Guiana vai ser um período de preparação. Temos estado em contato com as pessoas locais que estão felizes em nos conhecer e nos acolhem de braços abertos”.

“Teremos um tempo de partilha espiritual e seremos recebidos pelas famílias, distribuídos em pares em cada uma das casas”.

A jovem acrescentou que “vou compartilhar com vocês (referindo-se a audiência matutina) o que vai ser vivido no Brasil, contarei sobre os nossos encontros, nossas experiências, porque a partir de Paris, não se pode saber tudo o que acontece do outro lado do mundo”.

A morte de Sophie fez o Papa Francisco, através de seu Secretário de Estado, escrever um telegrama afirmando que “o Papa diz que assegura suas orações e expressa suas condolências aos feridos, as equipes de resgate e a todos que os rodeiam e como forma de conforto, envia uma benção apostólica especial a todos que foram afetados por esta tragédia”.