Com o fim de colocar a disposição do grande público uma biografia da personalidade e diversos aspectos do pensamento do Cardeal Carlos Amigo Vallejo, a Editorial Planeta publicou um livro sobre o Arcebispo hispalense que será apresentado em Sevilha esta segunda-feira 28 de março.

Fruto de várias entrevistas e jornadas de investigação que durante mais de um ano realizaram os jornalistas Alfonso Pedrosa e Carlos Navarro do Jornal de Sevilha, a obra, por própria petição do Cardeal, não deixa de tratar nenhum tema "polêmico". "Não há nenhum tema tabu", assinalou aos jornalistas. O Cardeal opina sobre , globalização, a Espanha franquista e a dos presidentes democráticos, sua estadia no Tánger e as relações com a Junta da Andalucía.

Segundo Carlos Navarro, em 8 de dezembro de 2003 decidiram fazer um livro "que pudesse ser lido por todo mundo, no qual dessem a conhecer o Cardeal e no qual ele pudesse expressar sua opinião sobre as coisas". O resultado do trabalho: "Cardeal Amigo. Perfil e pensamento".

O volume está dividido em duas partes: uma primeira em que os autores oferecem uma biografia da personalidade do Cardeal Amigo e uma segunda, mais extensa, em que se podem ler umas respostas exaustivas a perguntas muito bem formuladas.

A obra será apresentada às 20.00h por Antonio Burgos na Fundação Lara de Sevilha.