Papa Francisco visitou, nesta manhã (25), a comunidade de Varginha, Zona Norte do Rio de Janeiro. O Complexo de Manguinhos, integrado por treze favelas, tem um histórico de violência, criminalidade e tráfico de drogas. Antes de ser pacificada pelo governo, a área era conhecida como “faixa de Gaza”, devido os enfrentamentos entre grupos de traficantes rivais.

Partindo da cerimônia na qual recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes e se reunir com cerca de 300 esportistas para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica, Francisco também teve um encontro com peregrinos da delegação argentina na Catedral Metropolitana.

O Pontífice passeou de papamóvel pelas ruas da comunidade, que tem pouco mais de 1.150 habitantes, acenando, interagindo com os fiéis e parando muitas vezes para tocar os leigos e beijar as crianças. Os moradores decoraram as ruas e saíram de suas casas para acolher Francisco.

O novo altar da capela de São Jerônimo Emiliani, inaugurada em 19 de julho de 1971, recebeu a benção do Santo Padre. Estavam presentes também, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, os Bispos Auxiliares e o pároco local, Márcio Queiroz.

Em seu discurso, Francisco chamou a todos para trabalharem por um mundo mais justo e solidário. “Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais!”, disse.

O Papa também visitou um casal que mora da comunidade, Manoel e Lúcia Penha. Ele ficou na casa por cerca de 10 minutos.

Essa não foi a primeira vez que uma comunidade carente do Rio recebe a visita de um Papa, em 1980, João Paulo II esteve na comunidade do Vidigal, Zona Sul.