Hoje será realizada a missa de boas-vindas da Jornada Mundial da Juventude, é o único Ato Central sem a presença do Papa Francisco, que não teve nenhum compromisso oficial hoje, por conta do longo voo para o Brasil. A missa será presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Por volta das 15h os peregrinos já começavam a lotar a orla da praia, apesar da chuva e do céu nublado. A programação teve início às 16h com a oração das vésperas e apresentações musicais. Às 18h será a chegada dos símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. 

A Missa está prevista para começar às 19h30, seguida de uma homenagem aos papas e discurso do presidente do Pontifício Conselho para Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko.

Na tarde de hoje, 23, membros da organização da JMJ Rio2013 informaram os números oficiais apurados até agora, o número de inscritos é de 355 mil, mas as inscrições continuam abertas, devem ser levados em conta também os peregrinos que vêm ao evento por conta própria.

Segundo a diretora das inscrições, Irmã Shaiane Machado, muitas inscrições continuam sendo feitas. Do número total de peregrinos, 220 mil são brasileiros, sobretudo da região sudeste, que representam 60%, em seguida ficam a região Sul e Nordeste. Como já era esperado, atrás do Brasil está a Argentina, com 23 mil inscritos e logo após vem: Estados Unidos, 10.800 peregrinos; Chile, 9.200 e Itália, com 7.706 peregrinos inscritos.

O foco da Jornada é, claramente, os jovens e sua maioria são entre 14 e 25 anos, 56% são mulheres, mas há também um público com mais de 45 anos que representam 10%.

Das 355 mil hospedagens que foram disponibilizadas, 127 mil eram para residências familiares e 227 mil para alojamento em instituições. A organização ainda não sabe informar o número de hospedagens que já foram ocupadas, pois os peregrinos ainda estão chegando ao Rio.