O Papa Francisco saiu do aeroporto de Fiumicino, Roma (Italia) às 8h53 (horário italiano), a bordo do Airbus A330 da Alitália, no vôo AZ4000 com destino a 28° edição da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, que terá início oficial amanhã, 23. A viagem dura cerca de 12h e o Papa deve chegar ao Rio por volta das 16h, horário de Brasília.

Entre jornalistas, cardeais, bispos e sacerdotes, 105 pessoas estão acompanhando do Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional.Pelo twitter, @Pontifex, o Santo Padre comemorou sua vinda à cidade, “estou chegando ao Brasil em algumas horas e meu coração já está cheio de alegria porque logo eu estarei com vocês para celebrar a 28° JMJ”.

A simplicidade do Sumo Pontífice se fez presente mais uma vez, Francisco carregou sua própria bagagem durante o embarque e optou por conversar com os jornalistas individualmente, ao invés de uma típica conferência de imprensa.

O desembarque do Papa será na base aérea do Galeão e, de lá, ele seguirá de carro fechado até a Catedral Metropolitana, no Centro do Rio.Partindo da Catedral, o Santo Padre fará um trajeto de carro aberto, a partir das 17h, pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente na Avenida Rio Branco em direção ao Theatro Municial.

Após esse passeio público, uma cerimônia de boas vindas será realizada no jardim do Palácio Guanabara, com a presença da presidente da república Dilma Rousseff, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o prefeito da cidade, Eduardo Paes. Nessa ocasião o Papa Francisco fará o seu primeiro pronunciamento.

O Santo Padre ficará hospedado na Residência do Sumaré, juntamente com a comitiva papal.