Essa última semana de peregrinação dos símbolos da JMJ foi bem intensa, principalmente, em razão da Semana Missionária, que começou no dia 16 de julho. Mais de 30 mil estrangeiros vieram participar da semana de missões apostólicas que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

Já na segunda-feira, 15, os Símbolos da Jornada foram abençoar o Vidigal e depois percorreram a orla carioca até o Largo do Machado. Na década de 80 o Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, foi ao Vidigal, rezou na pequena capela da comunidade, conhecida como Capela do Papa e chamou atenção da sociedade para as necessidades da região, por isso a chegada desses símbolos, dados à juventude pelo beato, emocionou muitas pessoas.

Na parte da tarde a Cruz e o ícone de Nossa Senhora foram recebidos por alunos, ex-alunos, professores, funcionários, familiares e moradores do bairro do Instituto Benjamin Constant, além de sacerdotes da Arquidiocese do Rio. Os alunos da instituição que compõem o Coral Benjamin Constant cantaram o Hino Oficial da JMJ Rio2013 na chegada dos símbolos.

Em seguida, os símbolos de fé partiram para a Basílica da Imaculada Conceição, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Eucaristia, participou do Encontro das Escolas Católicas e inaugurou a Exposição da Serva de Deus, Odetinha.

O décimo primeiro dia de peregrinação, na terça-feira (16), foi marcado pela visita dos símbolos ao Instituto Nacional do Câncer IV, no Grajaú, acolhidos por funcionários, membros da pastoral da saúde e paroquianos da região. O ícone de Nossa Senhora visitou os seis andares do Hospital, para confortar os enfermos. De lá, seguiram para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde, às 15h houve a oração do Terço da Misericórdia e uma Missa de benção aos voluntários.?

A quarta-feira, 17, foi dia de procissão evangelizadora pelas ruas do centro do Rio, partindo do Palácio São Joaquim, até a Igreja Nossa Senhora do Parto, embalados por orações e cantos. Os participantes fizeram uma prece em frente a uma das sedes do Comitê Organizador Local (COL). Chegando à Igreja, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e animador do vicariato Urbano, Dom Pedro Cunha presidiu a Santa Missa, "tenho certeza de que, após vivenciarem a JMJ, vocês nunca mais irão se esquecer. Quando vocês estiverem com sessenta, setenta anos, irão dizer: eu vivi aquele momento no Rio de Janeiro", disse.

Ainda esta semana eles percorreram o Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Para hoje, 19, estava programada uma missa em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças e a benção aos enfermos do Hospital Carlos Chagas.

Acompanhe a programação para os próximos dias:

Dia 20 Décimo quinto dia – Sábado:?DEGASE - Centro de Socioeducação Gelso de Carvalho Amaral (CENSE-GCA), Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa(CENSE-ACGC), Centro de Socioeducação Dom Bosco (CENSE-DOMB), Escola João Luiz Alves (ELJA), Igreja N. Senhora Aparecida, Chegada dos Símbolos da JMJ na Quadra de Samba da Mocidade Independente de Padre Miguel - nova quadra (Av. Brasil, 31146 – Padre Miguel) e Vigília na Paróquia de Sant’Ana.

Dia 21 Décimo sexto dia – Domingo: Início do "Jesus no Litoral" com Jovens da RCC na praia da Barra da Tijuca com os Símbolos JMJ (palco), "Jesus no Litoral" nas praias de Leblon e Ipanema com Jovens da RCC., "MissionaRio" com trio elétrico nas praias do Copacabana e Leme com Jovens do Movimento de Schoenstatt e Missa no Arpoador.

Dia 22 Décimo sétimo dia - Segunda-feira:?Presença dos Símbolos da JMJ na Expo-Católica –

RIOCENTRO e Conduzir os símbolos para o palco da Praia de Copacabana.