O Papa Francisco expressou seu profundo pesar pelo grave acidente que aconteceu nesta quarta-feira perto de Kourou (Guiana Francesa) e que causou um morto e cinco feridos graves entre os passageiros de um ônibus que transportava peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.

O Santo Padre, através do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, enviou um telegrama de pêsames a Dom Emmanuel Lafont, Bispo de Cayena.

No texto se indica que "ao receber a notícia do trágico acidente, na estrada de Saint-Laurent du Maroni, envolvendo um ônibus que transportava jovens que participariam da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, Sua Santidade, o Papa Francisco, compartilha com todo coração o sofrimento das famílias atingidas pela morte de um de seus membros, dos responsáveis pelo grupo e dos organizadores".

"O Papa lhes oferece suas orações e expressa seus mais sentido pesar aos feridos, as equipes de resgate e a quantos os cercam e como objeto de consolo envia uma especial bênção apostólica a todos os afetados por este drama".

Uma jovem francesa de 21 anos peregrina da Jornada Mundial da Juventude faleceu e outros cinco jovens ficaram gravemente feridos e 26 sofreram ferimentos leves. Este foi o saldo do acidente ocorrido em uma rota em Emana, na Guiana Francesa, que limita ao sul com o Brasil.

O acidente aconteceu às 7:30 a.m. desta quarta-feira à altura do bairro de Margot na estrada RN1. As circunstâncias exatas do acidente ainda se desconhecem, mas poderia tratar-se de uma colisão entre um micro-ônibus e um veículo de construção.

A jovem falecida tinha viajado de Paris para participar da JMJ do Rio de Janeiro e se encontrava junto a outros companheiros na Guiana onde tinham ido passar a semana anterior à Jornada. No momento do acidente se dirigiam a Kourou para visitar o Centro Espacial da Guiana.

A ministra de Justiça francesa, Christiane Taubira, enviou suas "sinceras condolências" à família da vítima. "Esta tragédia fere todas as famílias da França, lá onde se encontrem neste período de férias, quando nossos filhos viajam pelo mundo em busca de si mesmos e para conhecer outras pessoas", assinalou.