Já que os ônibus fretados não poderão circular pela cidade do Rio de Janeiro para deslocar seus peregrinos aos locais dos eventos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, o município do Rio terá um esquema especial no transporte público. O metrô funcionará 24 horas nos dias dos Atos Centrais em Copacabana e no domingo, último dia da Jornada. E as linhas de ônibus aumentarão sua frota.

A companhia de trens SuperVia anunciou que funcionará 24 horas na quinta-feira, 25, sexta-feira, 26, e domingo, 28, com intervalo de seis a nove minutos. Os passageiros poderão usar o cartão-transporte JMJ, aqueles que optaram por essa opção no ato da inscrição ou comprar o cartão pré-pago (Multipass) em qualquer bilheteria, ele pode ser carregado com até R$200 em passagens.

Estão sendo designados 600 voluntários para auxiliar os peregrinos nas estações Central do Brasil, Deodoro, Bonsucesso, Campo Grande e Santa, e também um reforço na segurança das estações. A concessionária espera 18 mil pessoas por hora, no domingo (28/07), dia em que acontece a missa do Papa Francisco em Guaratiba.

Lembrando que quem quiser utilizar o metrô para ir aos Atos Centrais em Copacabana, dias 25 e 26, deve comprar previamente os cartões especiais que o MetrôRio disponibilizará. Os embarques de ida e volta ocorrerão somente com o cartão especial, que ainda pode ser adquirido até 24/07, todos os dias, entre 9h e 21h, pelo valor normal da tarifa de R$ 3,20.

Já para as linhas de ônibus, foi elaborado um plano de mobilidade especial pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em conjunto com a empresa pública Rio Eventos Especiais, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Polícia Rodoviária Federal e demais organismos da área, com o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013.

Para chegar a Copacabana nos dias 25 e 26, data dos Atos Centrais, os coletivos só poderão desembarcar os peregrinos em duas áreas: na Enseada de Botafogo, onde haverá o desembarque das linhas Centro e Zona Norte; na Rua Prudente de Morais, em Ipanema, para as linhas Barra/Jacarepaguá/Zona Oeste.

A Central de Atendimento ao Cidadão, para a solicitação de serviços públicos pelo número 1746 prestará atendimento em inglês e espanhol, de acordo com a Rio Eventos Especiais e estará disponível todos os dias para dúvidas, reclamações e sugestões para o transporte público da cidade.

Outra alternativa é utilizar o serviço de "Solicitação online" no Portal 1746

(http://www.1746.rio.gov.br/) ou pelo aplicativo, que pode ser baixado diretamente do Portal.