O desembarque dos peregrinos que virão à Jornada Mundial da Juventude Rio2013 de ônibus e, inicialmente, seria realizado em bolsões de desembarque, agora será feito diretamente nas paróquias. Os ônibus deverão passar pelos bolsões de credenciamento, que agora são 11, para serem devidamente identificados com adesivos, nenhum ônibus entrará na cidade sem estar identificado.

Os veículos estão autorizados a deixar os peregrinos nas paróquias, mas deverão ficar estacionados durante todo o evento, sem circular pela cidade. A circulação dos fretados será organizada da seguinte maneira: Os bolsões começam a funcionar a partir do domingo, 21, às 6h da manhã, e a entrada dos ônibus etiquetados fica livre na cidade até às 5h da manhã do dia seguinte (22).

De segunda a quarta (22 a 24), a circulação é permitida das 10h às 16h e das 21h às 5h, seguindo apenas a rota até a paróquia de desembarque.

Na quinta (25) e na sexta-feira (26), com o feriado já decretado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, não haverá restrição para a entrada, exceto no bairros que fazem parte do sistema viário de Copacabana, devido as atividades centrais com a presença do Papa Francisco. Os bairros de restrição são: Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Rocinha, São Conrado, Urca e Vidigal.

Os peregrinos que ficarem hospedados nesses bairros deverão desembarcar em um estacionamento no bairro de São Cristóvão e seguir até o local utilizando o ônibus municipal. Por isso os peregrinos devem levar um dinheiro extra para se locomover na cidade, até a retirada do kit peregrino, que vem com o cartão-transporte, para quem solicitou essa opção.

No sábado e no domingo (27 e 28), em Guaratiba, os bolsões funcionarão até às 6h da manhã de domingo. Os fretados identificados que chegarem entre 0h do dia 27 e 12h do dia 28 serão encaminhados a dois estacionamentos perto de Guaratiba: em Recreio e Paciência. De lá, os peregrinos seguem a pé até o Campus Fidei (caminhada de cerca de 13km).

A mudança no esquema de desembarque/embarque foi anunciada nesta terça-feira, 16, em entrevista coletiva na Prefeitura do Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Eduardo Paes. Os peregrinos com deficiência motora que aderiram ao pacote com hospedagem especial durante a inscrição, terão ônibus da organização disponíveis para fazer o translado do local de hospedagem até os Atos Centrais da JMJ Rio2013.

Bolsões para credenciamento

Todos os pontos funcionarão do dia 21 a 28 de julho e 24 horas por dia.

1) Pela Rodovia Rio-Santos: com apenas uma parada, em Santa Cruz, já na entrada da cidade na Avenida Brasil, localizada no Posto do BPVe.

2) Pela Presidente Dutra (BR116 Sul): haverá três pontos - no Posto Mamão, em Piraí; no Distrito Industrial de Queimados; e no DNIT, no Trevo das Margaridas, em Irajá.

3) Rodovia Washington Luís (BR040): três locais - no km 17, na fábrica da Neobus, em Três Rios; no km 70, no Posto Brazão, em Petrópolis; e também no Detran, no Trevo das Missões, na cidade do Rio.

4) Pela BR116 Norte: Um local para credenciamento na BR116, no Mega Grill, na divisa com o município de Além Paraíba, em Minas Gerais.

5) Pela Ponte Rio-Niterói (BR101 Norte): serão dois pontos pelo caminho - no Posto Oásis Grill, em Casimiro de Abreu; no km 284, no estacionamento das Piscinas Igui, em Itaboraí.

6) Por Niterói (RJ 104/106): no trevo de Tribobó, em São Gonçalo.