A exatamente uma semana para o início da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 o papamóvel e um outro jipe verde, que farão o transporte do Papa Francisco pela cidade, já chegaram ao Rio de Janeiro. Eles vieram transportados pelo avião cargueiro C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou na base aérea do aeroporto Galeão na tarde desta segunda-feira, dia 15.

Eles foram escoltados por agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e também pela escolta do Vaticano, até o Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar), no centro do Rio, onde deverá permanecer até a chegada do Santo Padre, na próxima segunda-feira, dia 22.

Cinco integrantes da guarda do Vaticano, responsáveis pela manutenção dos veículos, acompanharam o transporte que fez escala em Las Palmas, nas Ilhas Canárias e Fortaleza (CE), em 20 horas de voo.

O Pontífice deve usar o papamóvel 12 vezes, em trechos da Zona Sul, em Copacabana, nos dias 25 e 26, um dos maiores trechos será do Forte até o palco do Ato Central, na Avenida Princesa Isabel, seguindo pela orla. E no final de semana, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, onde o Papa utilizará o papamóvel para ficar mais próximo dos fiéis que participação da vigília, dia 27, no Campus Fidei.

Desde 1930, com o Papa Pio XI, o papamóvel é usado para transportar os Pontífices, antes disso os Papas andavam de carruagem, mas foi somente nos anos 80 que a designação ‘papamobile’ surgiu, como referência a um Mercedes-Benz Classe G modificado, utilizado com frequência pelo Papa João Paulo II nas celebrações na Praça de São Pedro.