Os consulados que não possuem escritório no Rio de Janeiro atenderão seus peregrinos na sede da OAB/RJ, de 22 a 29 de julho, em ocasião da JMJ Rio2013.

 Esse atendimento será possível graças a um acordo entre o Comitê Organizador Local (COL) e a Ordem dos Advogados do Brasil, firmado na tarde desta terça-feira, 16, com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e representantes do governo federal.

A Seccional ficará responsável pelas inscrições de última hora e além dos consulados também funcionará o escritório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Serão encontrados no local os consultados da Argentina, Austrália, Benin, Botswana, Colômbia, Filipinas, Guiana, Indonésia e Ucrânia, em atendimento 24 horas.

Segundo o site oficial da OAB, já estão confirmados os consulados da Austrália e da Colômbia. No caso da Argentina, que tem escritório, fará atendimento na entidade devido ao grande número de peregrinos nativos que participarão da Jornada.

Para os consulados com escritório próprio na cidade, os jovens podem encontrar o endereço no site do Itamaraty: http://bit.ly/hLvYG9.

Ainda está em discussão se a sede da OAB receberá um fórum, com 200 jovens de diferentes países, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre justiça e paz social. E se fará assessoria jurídica a jovens dependentes químicos pacientes do Polo de Atenção à Saúde Mental, que será inaugurado pelo Papa Francisco durante a Jornada, a ideia é fazer até cinco acompanhamentos por mês de jovens entre 16 e 21 anos, que respondem por crimes.

A OAB/Jovem pretende ainda, organizar um evento internacional com jovens advogados durante a Jornada.

O prédio da Ordem fica na Avenida Marechal Câmara, 150, centro, próximo ao aeroporto Santos Dumont.