Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude continuam a peregrinar pelo município do Rio de Janeiro, sede da JMJ Rio2013. Na semana passada, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora passaram por hospitais, universidades e pela sede do governo, animando a juventude católica e também todos os moradores da cidade.

A segunda-feira, 08, foi dedicada aos doentes e necessitados, os símbolos passaram pelo Hospital Curupaiti, pelo Lar Maria de Lourdes – Abrigo para crianças e adolescentes especiais –, e pelo Retiro dos Artistas. No dia seguinte os símbolos foram recebidos em uma Unidade Municipal de Reinserção Social Rio Acolhedor (UMRS), no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo, com show de Olívia Ferreira, antes da Santa Missa.

O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi agraciado com a passagem dos símbolos na tarde da quarta-feira, 10, o Governador do Estado, Sérgio Cabral acolheu o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, juntamente com os Símbolos da JMJ, no Chafariz do Palácio. Neste dia a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram para a Candelária, onde se apresentou o grupo "Pacific Boy Choir" – coral de jovens da Califórnia (EUA).

No dia 11, quando a igreja se uniu no Dia Mundial de oração pela JMJ, os símbolos chegaram ao Hospital São Francisco de Assis, local de visita do Papa aos dependentes químicos em recuperação, e após a visita, seguiram em procissão até a residência para idosos, Santiago Apóstolo. O colégio Santa Marcelina que receberá cerca de 700 peregrinos e também será um dos pontos de catequeses, recebeu os símbolos que depois seguiram para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A última vigília dos Jovens Adoradores, dia 12, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, teve a presença dos símbolos da JMJ e também das relíquias do Beato João Paulo II expostas para a veneração.

E na manhã deste sábado, 13 de julho, a Cruz e Ícone de Nossa Senhora visitaram o Santuário da Penha, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa do Rio Celebra, transmitida ao vivo pela Rede Vida e Rádio Catedral FM106,7. Os fiéis receberam a indulgência plenária – dentro do contexto do Ano da Fé –, e veneraram as relíquias deixadas pelo Beato Papa João Paulo II. Logo após a apresentação, jovens, adultos, crianças e idosos conduziram os Símbolos da JMJ até a Igreja no alto do Santuário, onde os fiéis rezaram o Terço e o Ângelus.

Acompanhe a agenda dos símbolos para a última semana de peregrinação antes do início da JMJ Rio2013:

Dia 15 - Décimo dia - Segunda-feira: Morro do Vidigal, Largo do Machado, Instituto Benjamin Constant, Basílica da Imaculada Conceição - Encontro das crianças e escolas católicas -, Oração do terço na Praia de Botafogo e Pré-Estréia Filme JMJ: "World Youth Days" - Cine Odeon

Dia 16 - Décimo primeiro dia - Terça-feira: Campanha de doação de sangue - Tijuca Tenis Club, INCA 4, Terço da Misericórdia - Catedral (Av. República do Chile, 245 - Centro) e Missa com bênção dos voluntários - Catedral.

Dia 17 - Décimo segundo dia - Quarta-feira: Missa no Pão de Açúcar, Ângelus no Palácio São Joaquim, Procissão a pé até o Edifício Cardeal Arcoverde passando pela Cinelândia e Largo da Carioca, Missa na Igreja Nossa Senhora do Parto - Ação Pró-Vida, Palácio Tiradentes - ALERJ, Adoração ao Santíssimo – Igreja Imaculada Conceição

Dia 18 - Décimo terceiro dia - Quinta-feira: Laudes no Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Encontro do Clero no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Ângelus no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Igreja Pai Eterno e São José, Igreja Santa Luzia, Igreja São João Batista e Rocinha – Procissão Luminosa à pé do futuro Metrô São Conrado passando pelo Largo do Boiadeiro até a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Dia 19 Décimo nono dia - Sexta-feira: Missa na praça em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças – Marechal Hermes, Benção dos enfermos do Hospital Carlos Chagas, Ângelus – Hospital Carlos Chagas, Igreja São Sebastião - Base Aérea do Campos dos Afonsos, Santuário Divina Misericórdia – Vila Valqueire, Terço da Misericórdia transmitido pela Rádio Catedral e Missa na Igreja São Luiz Gonzaga – Madureira.

Dia 20 Décimo quinto dia – Sábado: DEGASE - Centro de Socioeducação Gelso de Carvalho Amaral (CENSE-GCA), Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa(CENSE-ACGC), Centro de Socioeducação Dom Bosco (CENSE-DOMB), Escola João Luiz Alves (ELJA), Igreja N. Senhora Aparecida, Chegada dos Símbolos da JMJ na Quadra de Samba da Mocidade Independente de Padre Miguel - nova quadra (Av. Brasil, 31146 – Padre Miguel) e Vigília na Paróquia de Sant’Ana.

Dia 21 Décimo sexto dia – Domingo: Início do "Jesus no Litoral" com Jovens da RCC na praia da Barra da Tijuca com os Símbolos JMJ (palco), "Jesus no Litoral" nas praias de Leblon e Ipanema com Jovens da RCC., "MissionaRio" com trio elétrico nas praias do Copacabana e Leme com Jovens do Movimento de Schoenstatt e Missa no Arpoador.

Dia 22 Décimo sétimo dia - Segunda-feira: Presença dos Símbolos da JMJ na Expo-Católica - RIOCENTRO e Conduzir os símbolos para o palco da Praia de Copacabana.