Os momentos de catequeses são realizações importantes nas Jornadas Mundiais da Juventude e, este ano, no Rio de Janeiro, o evento terá 273 locais com a presença de mais de 250 bispos de diferentes nacionalidades. As catequeses acontecem de quarta a sexta, na semana da JMJ Rio2013, das 9h às 13h e finalizam com a Missa presidida pelo bispo catequista.

Cada dia de catequese será guiado por um tema e os bispos farão pregações profundas sobre o lema da Jornada ("Ide e fazei discípulos entre todas as nações" -Mt 28,19).  No dia 24 de julho, o tema abordado será “sede de esperança, sede de Deus”. No dia 25, será “ser discípulo de Cristo”. Já no dia 26, os bispos vão meditar sobre “ser missionário, Ide!”.

Os bispos catequistas foram escolhidos pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) e ficarão cada dia em um ponto diferente, sem que os jovens saibam quem será o bispo do dia. “Nós queremos que esse contato entre o jovem e o bispo aconteça como uma surpresa nessas manhãs”, disse o padre Leandro Lenin, diretor do Setor Preparação Pastoral, ao site oficial da JMJ Rio2013.

Entre os quase 100 bispos brasileiros, estão Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, Dom Jaime Rocha, Arcebispo de Natal, e Dom Moacyr José Vitti, Arcebispo de Curitiba. A organização da Jornada espera um grande número de peregrinos latino-americanos, por isso cerca de 50 bispos latinos foram convidados, Vicente Bokalic, bispo auxiliar de Buenos Aires; Cardeal Rubén Salazar, Arcebispo de Bogotá; Cardeal Antônio María Rouco, Arcebispo de Madrid; entre outros.

As catequeses em inglês serão presididas por mais de 20 bispos, vindos da Austrália, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e muitos outros países. Já para os italianos serão 13 bispos da Itália; Em francês, sete franceses e mais dois bispos do Canadá; cinco bispos da Polônia, para os poloneses; cinco bispos da Alemanha, dois austríacos e um bispo suíço para as catequeses em alemão. Haverá também bispos do Líbano, República Tcheca, Hong Kong, Taiwan, Coreia, Japão, e diversos outros países.

No local da catequese, que será divulgado no voucher de inscrição, o peregrino poderá se confessar, fazer perguntas ao bispo e também receberá o kit café da manhã, aqueles que optaram pelo pacote com alimentação. O número de participantes nas sedes das catequeses será restrito, para que não aja superlotação e a organização tenha controle dos kits de café da manhã.

Confira a lista completa dos bispos catequistas da JMJ Rio2013: http://bit.ly/16v0bDE