O Papa Francisco alentou os futuros sacerdotes e religiosas a utilizar "veículos mais humildes" e não deixar-se levar pelo gosto ou pela ostentação em sua vida de serviço.

O Santo Padre fez este pedido durante o encontro vocacional que tiveram neste fim de semana em Roma mais de seis mil seminaristas, noviços e noviças.

"De verdade digo para vocês que me faz mal quando vejo um sacerdote ou uma religiosa com um automóvel do último modelo. Não pode ser! Pensarão … mas Padre, então agora temos que ir em bicicleta? A bicicleta é boa!", explicou o Papa Francisco em 6 de julho na Sala Paulo VI do Vaticano ante os aplausos dos presentes.

O encontro com os seminaristas e noviças fez parte da "Jornada dos seminaristas, noviços, noviças e de todos os que estão em caminho vocacional", que se celebrou de 4 a 7 de julho dentro do marco do Ano da Fé.

O Papa deu o exemplo do maltês Dom Alfred Xuereb, um dos membros da Casa Pontifícia que é seu secretário pessoal e que usa a bicicleta para mobilizar-se em Roma.

"Entendo que o automóvel é necessário, porque temos que ter muito trabalho para chegar de um lugar a outro, mas escolham o mais humilde! E se gostam de um mais bonito, simplesmente pensem na quantidade de crianças que morrem de fome!", exclamou.

Um dos seminaristas, Erick Alvarado Cole, do Seminário Arquidiocesano La Purísima de Managua, Nicarágua, explicou ao Grupo ACI que o encontro ajudou para reafirmar sua fé e conhecer milhares e milhares de jovens que também vivem sua mesma situação de graça.

"Minha vocação, depois da própria vida, é o maior presente que Deus me deu. Esse chamado que eu não esperava… Ele me chamou sem que eu mereça e por isso me entrego a cada dia e vou dizendo sim e peço ao Senhor a fortaleza e que me ajude a seguir adiante", referiu.

Por outro lado o diácono Felipe Jesus Valera López, que foi para Roma desde a Arquidiocese de Guadalajara, México, assinalou ao Grupo ACI que para ele, a vocação "é um chamado que Deus faz a cada um de nós para sermos felizes, para amar e entregar-nos aos demais. E é através do sacerdócio que eu posso amar plenamente a Deus e aos outros; dá-lo a conhecer para que conheçam a Deus e que nele tenham vida em abundância".

Os seminaristas, noviços e noviças, estiveram acompanhados todo o tempo pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e responsável pelo Ano da Fé, Dom Rino Fisichella, quem liderou uma peregrinação simbólica até o túmulo do Apóstolo São Pedro no último dia 5 de julho.

Sob o lema "Confio em ti!", os milhares de jovens -procedentes de 66 países distintos-, foram os protagonistas de uma grande festa de fé, onde proclamaram sua vocação aos quatro ventos com cantos e orações que encheram de alegria as ruas de Roma.