Ante a reativação da pena de morte no Paquistão, a organização defensora da liberdade religiosa "Mais Livres" lançou uma campanha para pedir a pronta liberação da mãe católica paquistanesa Asia Bibi, condenada a morte injustamente por causa da lei de blasfêmia.

Em uma carta remetida aos sócios e assinantes da organização europeia, seu porta-voz, Miguel Vidal assinalou que "nos últimos dias soubemos que o Governo do Paquistão restaurou a pena de morte e se propõe começar a aplicá-la aos presos que estão no corredor da morte. Como sabe, Asia Bibi é um deles".

"Coincidindo com esta notícia, ela foi transferida para outra prisão que fica longe do seu domicílio", indicou.

Vidal advertiu que "esta é a última hora de Asia Bibi", e citando uma mensagem enviada por Joseph Nadeem, seu contato com a família de Asia Bibi no Paquistão, indicou que "transferiram Asia Bibi a uma prisão muito longínqua, na cidade de Multan", aí, a mulher usa "o uniforme branco dos prisioneiros" e "está sofrendo de maneira inexplicável na prisão de Multan".

"Seu estado de saúde é delicado e não está recebendo um tratamento adequado. O catre, que nem tem roupa de cama, está quebrado. E a comida da prisão é perigosa para ela", indicou-lhe Nadeem a "Mais Livres".

Miguel Vidal assegurou que o apoio e as mensagens para Asia Bibi chegaram ao Paquistão, pois "já enviamos 30.000 cartas. Muito obrigado em nome de Asia Bibi e de sua família! Joseph nos diz em seu correio que as mensagens que recebe da Espanha lhe emocionam muito e as agradece de coração".

Entretanto, assinalou, "o caso de Asia está em um momento crítico: o novo primeiro-ministro do Paquistão restaurou a pena de morte e o porta-voz do Ministério do Interior, Omar Hamid Jan, afirmou claramente que vão executar a todos os condenados a morte, como Asia Bibi".

"Asia Bibi leva 4 anos no corredor da morte. É uma das condenadas à pena capital mais antigas, ou seja que é uma das primeiras na lista de execuções", disse.

Para o porta-voz da plataforma defensora da liberdade religiosa, "é muito importante dirigir neste momento a pressão para o primeiro-ministro, Nawaz Sharif, responsável por esta medida", para que conceda o indulto a Asia Bibi.

"A situação atual de Asia é tão crítica que tomamos uma decisão: vamos viajar ao Paquistão para visitá-la e para encontrar-nos com o presidente do país", assinalou.

Vidal indicou que embora "algumas pessoas nos desaconselhem esta viagem a uma zona que atravessa uma situação extremamente perigosa", a equipe de "Mais Livres" considera que "temos a obrigação moral de fazer todo o possível para contribuir para a libertação de Asia Bibi".

"Viajaremos a prisão para transmitir nosso apoio. Entregaremos as cartas dirigidas a ela (as dirigidas ao presidente do Paquistão já estão lá). Rezaremos com Asia em sua cela. E pediremos uma audiência com o presidente da República Islâmica paquistanês para pedir sua libertação e que a deixe sair do país", indicou.

Para enviar a carta pedindo ao Primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, que conceda o indulto a Asia Bibi, pode ingressar aqui: http://www.hazteoir.org/alerta/51886-asia-bibi-fase-cr-tica????