Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 ficarão expostos na Feira Vocacional, 16 movimentos, 20 novas comunidades, 23 ordens religiosas masculinas e 44 ordens religiosas femininas, já confirmados. A feira ficará aberta das 8h às 20h, de 23 a 26 de julho, na Quinta da Boa Vista, onde o Papa Francisco vai confessar cinco jovens no último dia do evento.

Os expositores podem se inscrever até dia 15 deste mês, o principal critério na seleção é que sejam instituições religiosas que têm dimensão internacional e também, deverão ter expositores e materiais com uma ou duas línguas além do português. Na lista com mais de 100 inscritos estão: Movimento de Vida Cristã, Comunhão e Libertação, Comunidade Canção Nova, Comunidade Católica Shalom, Jesuítas, Família Franciscana, Instituto Jesus, Maria e José, Irmãs Carmelitas do Espírito Santo e muitas outras.

Segundo o Setor Pastoral, responsável pela organização da feira, a expectativa é de que os jovens se sintam questionados a respeito da sua vocação.

Todos os peregrinos podem participar do evento sem inscrição prévia, além dos estandes vocacionais (que terão atividades a cada meia hora, com testemunhos, palestras, e apresentações musicais), haverá estruturas de catequese (metade dos 100 confessionários desenhados para a Jornada, estarão na Quinta da Boa Vista), restaurantes com o menu do peregrino e até tendas de DJ’s para balada jovem e evangelização 180º, com esportes radicais como escalada e tirolesa.

A feira começará todos os dias com uma missa às 8h da manhã e os stands abrem às 9h. Haverá um palco central com grandes apresentações musicais, Eliana Ribeiro, Pe. Zezinho, Alonso Venezuela, Missionário Shalom e apresentações teatrais também. Dois palcos menores, chamados tendas acústicas também terão apresentações dos expositores, para que demonstrem seu carisma.

O parque municipal fica no Bairro Imperial de São Cristóvão, região central do Rio, e é de fácil acesso para trem, metrô e ônibus.