Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram, neste sábado 06/07, ao Rio de Janeiro, último município de peregrinação antes do início do evento, no dia 23 de julho. Os símbolos foram entregues pela diocese de Itaguaí ao arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e seguiram direto para Santa Cruz, zona Oeste da cidade.

 Santa Cruz já foi chamada de Fazenda Santa Cruz e pertenceu aos jesuítas, anos atrás. Naquele local foi fixada a primeira cruz da cidade, quando os jesuítas iniciaram sua missão e evangelização. Logo pela manhã, os jovens se reuniram na Paróquia São José e depois partiram em procissão pelas ruas de Santa Cruz até a Praça Ruão, passando pelo Hospital Pedro II, onde todos ergueram os braços em direção ao Hospital e oraram pelos doentes.

Os moradores das casas, prédios e também as pessoas que passavam na rua ficavam admirados com os cantos e louvores pelo caminho, os peregrinos gritavam "Aha-Uhu! A Jornada é nossa!" e "Jesus, eu te amo".

Depois de Santa Cruz, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora seguiram para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro para a Festa de Acolhimento, onde o Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a Eucaristia. Em procissão, os símbolos foram levados, pela multidão, até os Arcos da Lapa, para o show "No Coração da Jornada", que reuniu diversos músicos católicos, anunciando a toda a Cidade que a JMJ Rio2013 está bem próxima.

"Para todos nós, este sinal demonstra a beleza da fé cristã, e, ao mesmo tempo, a certeza de Cristo ressuscitado, que na cruz deu a vida por todos nós. É ainda sinal da alegria da juventude, que durante esses anos todos, tanto internacional como, agora, nacionalmente, viu nestes símbolos sua vida, seus sonhos, suas buscas, suas alegrias. Pedimos a Deus que seja um bem para a Cidade: paz, fraternidade, acolhimento. Desejamos que seja um sinal elevado por todos os cantos da Arquidiocese, para que leve os jovens e as pessoas de coração jovem a construírem um mundo mais justo, mais humano e fraterno. Que os jovens, impulsionados por este momento, sejam protagonistas de um mundo novo", desejou o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta.

A abertura do evento foi feita pelo cantor internacional, Martin Valverde e pela diretora musical dos Atos Centrais da JMJ Rio2013 e cantora, Ziza Fernandes. Também passaram pelo palco Sambandorando, Pe. Omar Raposo, banda Frutos de Medjugore, Olívia Ferreira, Missionário Shalom e diversos DJs.

Os símbolos foram entregues ao Brasil em agosto de 2011 e em setembro chegaram à arquidiocese de São Paulo, passando por todas as capitais do país. O Comitê Organizados Local (COL) da JMJ Rio2013 preparou uma programação bem diversificada para os símbolos, confira a programação dos símbolos desta semana:

08/07 - Segunda-feira: Projac, Hospital Curupaiti, Lar Maria de Lourdes, Retiro dos Artistas e Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa;

09/07 - Terça-feira: Unidade Municipal de Reinserção Social (UMRS) Rio Acolhedor, Educandário Santo Expedito, Visita aos Presídios de Bangu, Procissão da Juventude saindo do Campo de Marte, Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição;

10/07 - Quarta-feira: Hasteamento da bandeira - Militares no monumento aos pracinhas, Quartel Central da Polícia Militar, Quartel Central dos Bombeiros, Prefeitura, Palácio Guanabara, Programação Cultural na Candelária;

11/07 - Quinta-feira: Visita ao Hospital São Francisco, Asilo Recreio dos Anciões, Encontro dos Religiosos do Colégio Santa Marcelina, UERJ - Encontro dos jovens universitários, Capela São José, INCA 1, Chefia da Polícia Civil, Santuário de Sant'Ana, Central do Brasil, Hospital Souza Aguiar, Missa Solene no Santuário de Adoração Perpétua;

12/07 - Sexta-feira: Instituto Nacional de Educação de Surdos, Cristo Redentor, Visita à Casa do Padre, Congresso - Seminário S. José, Vigília dos Jovens adoradores - Catedral;

13/07 - Sábado: Missa no Santuário da Penha, Subida dos Símbolos ao Santuário pela escadaria e oração do terço e ângelus, visita ao Complexo do Alemão.