Em uma intensa mensagem de Páscoa lida pelo Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, durante a Missa do Domingo de Ressurreição celebrada no Vaticano, o Papa João Paulo II pediu pela conversão, a paz, a liberdade e a justiça  no mundo.

A mensagem do Santo Padre diz textualmente:

1. Emane nobiscum, Domine! Fica conosco, Senhor! (cf. Lc 24,29).

Com estas palavras, os discípulos do Emaús convidaram ao misterioso Caminheiro  a ficar com eles ao cair da tarde aquele primeiro dia depois do sábado no que tinha ocorrido o incrível.

Segundo a promessa, Cristo tinha ressuscitado; mas eles ainda não sabiam.

Entretanto as palavras do Caminhante durante o caminho tinham feito pouco a pouco avivar seu coração. Por isso o convidaram: "Fica conosco". Depois, sentados em torno da mesa para o jantar, reconheceram-no "ao partir o pão".

E, subitamente, ele desapareceu. Diante deles ficou o pão partido, e em seu coração a doçura de suas palavras.

2. Queridos irmãos e irmãs, a Palavra e o Pão da Eucaristia, mistério e dom da Páscoa, permanecem nos séculos como memória perene da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Também nós hoje, Páscoa de Ressurreição, com todos os cristãos do mundo repetimos: Jesus, crucificado e ressuscitado, fica conosco!

Fica conosco, amigo fiel e apóio seguro da humanidade em caminho pelos caminhos do tempo.

Tú, Palavra vivente do Pai, infunde confiança e esperança a quantos procuram o sentido verdadeiro de sua existência.

Tú, Pão de vida eterna, alimenta ao homem faminto de verdade, de liberdade, de justiça e de paz.

3. Fica conosco, Palavra vivente do Pai, e ensina-nos palavras e gestos de paz: paz para a terra consagrada por seu sangue e empapado com o sangue de tantas vítimas inocentes; paz para os Países do Meio Oriente e África, onde também se segue derramando muito sangue; paz para toda a humanidade, sobre a qual se abate sempre o perigo de guerras fratricidas.

Fica conosco, Pão de vida eterna, partido e distribuído aos comensais: dá-nos também a força de uma solidariedade generosa com as multidões que, até hoje, sofrem e morrem de miséria e de fome, dizimadas por epidemias mortíferas ou arruinadas por enormes catástrofes naturais.

Pela força de tua Ressurreição, que elas participem igualmente de uma vida nova.

4. Também nós, homens e mulheres do terceiro milênio, temos necessidade de Ti, Senhor ressuscitado.

Fica conosco agora e até ao fim dos tempos. Faz que o progresso material dos povos nunca oscureça os valores espirituais que são a alma de sua civilização. Ajuda-nos, te rogamos, em nosso caminho.

Nós acreditamos em Ti, em Ti esperamos, porque só Tú tens palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68).

Emane nobiscum, Domine! Alleluia!