Com ocasião da clausura da fase diocesana da causa de beatificação do Servo de Deus Cardeal Francisco Javier Van Thuan, que esteve preso 13 anos no Vietnã, o Papa Francisco destacou que "sua fama de santidade se estendeu através do testemunho de tantas pessoas que o conheceram e conservam no coração o seu doce sorriso e a grandeza de sua alma".

  Aos presentes, que viajaram de diversos lugares do mundo com motivo desta celebração, o Papa lhes assegurou que "sua alegria é minha alegria, demos graças a Deus!".

O Papa agradeceu o trabalho de "todos os que participaram deste serviço que é para a glória de Deus e de seu Reino", entre eles o Postulador da causa, Dr. Waldery Hilgeman, e seus colaboradores, assim como o Tribunal Diocesano e a administração competente do Vicariato, a Comissão Histórica.

O Santo Padre também agradeceu ao "Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, onde a memória do cardeal Van Thuan, uma testemunha da esperança, ainda está viva e é mais que uma lembrança, é uma presença espiritual que continua trazendo sua bênção".

O Cardeal Francisco Javier Van Thuan foi Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz desde 1998 até seu falecimento em 2002, logo depois do qual foi sucedido pelo Cardeal Peter Turkson.

"Muitas pessoas foram edificadas pelo encontro com o Servo de Deus Francisco Javier Nguyen Van Thuan, em diferentes momentos de suas vidas", indicou o Papa.

"Muitos o conheceram através de seus escritos simples, mas profundos, mostrando sua alma sacerdotal, bem unido Àquele que o tinha chamado a ser um ministro de sua misericórdia e de seu amor".

O Santo Padre pediu que "damos graças ao Senhor por este venerável irmão, o filho do Oriente, que finalizou a sua viagem terrestre no serviço ao Sucessor de São Pedro".

"Confiamos à intercessão da Virgem Maria a continuação desta causa, assim como todas as outras que se encontram atualmente em curso. A Virgem nos ajude a viver cada vez mais em nossas vidas a beleza e a alegria da comunhão com Cristo", assinalou.

O cativeiro do Cardeal Van Thuan

O Cardeal Van Thuan nasceu em 17 de abril de 1928. Foi durante oito anos o Bispo de Nhatrang, e por uns meses bispo ajudante de Saigón, Vietnã. Em 23 de abril de 1975 o exército comunista chegou a Saigón, tomou o poder, acusou o Bispo de fazer parte de um complô entre o Vaticano e o imperialismo para organizar a luta contra o regime comunista, e três meses depois, dia da Assunção da Virgem, 15 de agosto de 1975, foi preso.

Durante seus anos de prisão, o Cardeal Van Thuan aproveitou para imitar a São Paulo e escrever cartas aos fiéis, também chegou a ser muito estimado entre seus captores, a quem ensinava idiomas. Depois de 13 anos de prisão, 9 dos quais passou em uma cela de isolamento, foi liberado e exilado do país. Chegou a Roma e começou a trabalhar na Cúria Romana. Em 1998 foi nomeado Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz. Em fevereiro de 2001 foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II e morreu a causa do câncer em 16 de setembro de 2002.