"Na hora da prova, a fé ilumina-nos", afirmou o Papa Francisco na sua encíclica Lumen Fidei, publicada nesta sexta-feira, e na qual também chama os fiéis a não deixar-se roubar a esperança que dá a fé em Cristo.

Na primeira encíclica de seu Pontificado, o Santo Padre assinalou que "O cristão sabe que o sofrimento não pode ser eliminado, mas pode adquirir um sentido: pode tornar-se ato de amor, entrega nas mãos de Deus que não nos abandona e, deste modo, ser uma etapa de crescimento na fé e no amor".

Nesse sentido, recordou a passagem da segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, em que o Apóstolo aborda suas tribulações e sofrimentos e "põe sua fé em relação com a pregação do Evangelho". "Falar da fé comporta frequentemente falar também de provas dolorosas, mas é precisamente nelas que São Paulo vê o anúncio mais convincente do Evangelho, porque é na fraqueza e no sofrimento que sobressai e se descobre o poder de Deus que supera a nossa fraqueza e o nosso sofrimento", assinalou o Papa.

O Pontífice esclareceu que "A luz da fé não nos faz esquecer os sofrimentos do mundo", pois pessoas de fé como São Francisco de Assis e a Beata Madre Teresa de Calcutá "receberam luz das pessoas que sofrem".

Eles, explicou, "Compreenderam o mistério que há neles; aproximando-se deles, certamente não cancelaram todos os seus sofrimentos, nem puderam explicar todo o mal. A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho. Ao homem que sofre, Deus não dá um raciocínio que explique tudo, mas oferece a sua resposta sob a forma duma presença que o acompanha".

"Unida à fé e à caridade, a esperança projeta-nos para um futuro certo, que se coloca numa perspectiva diferente relativamente às propostas ilusórias dos ídolos do mundo, mas que dá novo impulso e nova força à vida de todos os dias", assinalou o Papa.

Por isso, exortou a não deixar-se roubar a esperança nem permitir "que esta seja anulada por soluções e propostas imediatas que nos bloqueiam no caminho, que ‘fragmentam ‘ o tempo transformando-o em espaço. O tempo é sempre superior ao espaço: o espaço cristaliza os processos, ao passo que o tempo projeta para o futuro e impele a caminhar na esperança".

Para ler a encíclica na íntegra acesse: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25659