Em uma emocional saudação pascal, que deixou a uma multidão de fiéis chorando e orando pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II apareceu este domingo na janela do seu estudo e benzeu aos fiéis em silêncio, impossibilitado ainda de falar.

Ao concluir a Missa do Domingo de Ressurreição em que o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, leu a intensa mensagem Pascal do Papa, a branca figura do Pontífice apareceu na já tradicional janela, enquanto os fiéis o aclamavam.

Dois assistentes trouxeram para o Santo Padre um microfone, mas logo após de um evidente e frustrado esforço de pronunciar algumas palavras, o microfone foi retirado e o Papa concedeu em silêncio a bênção “Urbi et Orbi”.

Antes de ler a sua mensagem, o Cardeal Sodano tinha pedido a Deus “muita saúde” para o Papa, que em maio faz 85 anos. “Hoje está mais perto de nós do que nunca”, disse Sodano.

É a primeira vez, desde o início do seu Pontificado em 1978, que João Paulo II não pode fazer chegar diretamente sua saudação de Páscoa ao mundo. O Santo Padre estava acostumado a culminar  o Triduo Pascal com as saudações em mais de 50 idiomas.