Na homilia da Missa que presidiu nesta manhã na Casa Santa Marta, o Papa Francisco assinalou que nossa carteira de identidade é de filhos de Deus e ninguém pode roubar-nos isso.

O Santo Padre meditou sobre a passagem do Evangelho que narra a cura de um paralítico. Jesus lhe diz "coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!". Talvez esta pessoa, diz o Papa, tenha ficado um pouco "desconcertada" porque desejava ser curada fisicamente. Logo depois, diante das críticas dos escribas que o acusavam de blasfemar "porque só Deus pode perdoar os pecados", Jesus também o curou fisicamente.

Na realidade, prossegue o Papa, as curas, as lições, as palavras fortes contra a hipocrisia eram um sinal do que Jesus estava fazendo realmente, um sinal de "um milagre mais profundo".

"Esta reconciliação é a recreação do mundo: esta é a missão mais profunda de Jesus. A redenção de todos nós pecadores e Jesus faz isto não apenas com palavras, gestos ou caminhando pela rua, o faz com a sua própria carne! Ele mesmo, Deus, que se faz um de nós, homem, para curar-nos a partir do interior".

Jesus, disse logo o Papa, livra a todos do pecado, "descende da glória e se abaixa até a morte e morte de Cruz". Esta "é a sua glória e esta é a nossa salvação".

O Papa questionou logo: "este é o maior milagre e o que faz Jesus com isto? Faz-nos filhos, com a liberdade dos filhos. Pelo que Jesus fez por nós é que podemos dizer ‘Pai’. Ao contrário nunca teríamos podido dizer ‘Pai’. E dizer ‘Pai’ com uma atitude tão boa e bela, com liberdade. Este é o grande milagre de Jesus. Nós, escravos do pecado, nos fez a todos livres, curou-nos do pecado, curou-nos no fundo de nossa existência. É bom para nós pensar nisto e pensar que é muito belo ser filho, é bela esta liberdade de filhos, porque o filho está em casa e Jesus abriu as portas da casa".

Esta é a raiz da coragem dos cristãos: "somos livres, somos filhos... O Pai me ama e eu amo o Pai! Peçamos ao Senhor a graça de entender bem sua obra, isto que Deus fez nele: Deus reconciliou consigo ao mundo em Cristo, confiando a palavra da reconciliação e a graça de seguir adiante com força, com a liberdade dos filhos, esta palavra de reconciliação".

Para concluir o Papa disse: "fomos salvos em Jesus Cristo! E ninguém pode roubar-nos esta carteira de identidade. Eu me chamo assim: filho de Deus! Que bela carteira de identidade! Estado civil: livre! Que assim seja".