O Papa Francisco nomeou dois novos bispos no Brasil, na manhã desta quarta-feira, 03 de julho, Monsenhor João Gilberto de Moura, atualmente Vigário Geral e Pároco da Catedral de Ituiutaba (MG), como novo bispo da Diocese de Jardim (MS); e Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, atualmente Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá (PA), como novo bispo da Diocese de Abaetetuba (PA).

O novo bispo de Jardim (MS), que completará 50 anos de idade em novembro, foi nomeado sacerdote em 1995 e é membro do clero de Ituiutaba (MG), onde nasceu. Já foi animador da Pastoral Vocacional e coordenador da Pastoral da Criança, juiz da Câmara de instrução processual, Chanceler do Bispado e administrador diocesano, em 2007. Em seu ministério episcopal contará com 15 sacerdotes, 3 diáconos permanentes e 23 religiosos, para atender uma população de 397 mil pessoas, das quais 277 mil são católicos.

Em Abaetetuba (PA), o novo bispo será Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, de 51 anos, nascido em Oeiras do Pará. Ao ingressar no seminário seguiu o curso superior que corresponde a Filosofia e Teologia (Belém do Pará). Após este período fez Bacharelado em Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE) e Pós-graduação em Atendimento Integral à Família na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ).

Já foi Reitor do Seminário Menor Padre Josimo em 1996 a 2002, Diretor da Escola Diaconal da Prelazia de Cametá em 2006, e eleito Presidente Regional da OSIB, Norte II de 2009 a 2011. Abaetetuba é uma região com uma população de 490 mil pessoas, 351.000 católicos, 32 sacerdotes e 40 religiosos.