A juventude que chegará ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude 2013, de 23 a 28 de julho, certamente vai querer explorar a beleza da "Cidade Maravilhosa", pensando nisso a organização da JMJ e a prefeitura do Rio irão estender o horário de visitação ao Cristo Redentor, que ficará aberto 24 horas e já estão vendendo ingressos para o Bondinho Pão de Açúcar, os interessados poderão também fazer um tour pelas igrejas históricas da cidade.

A compra de ingressos do Bondinho Pão de Açúcar para o período de 17 de julho a 1° de agosto deverá ser feita, exclusivamente pela Internet, através do site da Ingresso Rápido (

www.ingressorapido.com.br ). O Bondinho, um dos maiores pontos turísticos do Rio, funcionará em horário estendido a partir da demanda, o custo é de R$ 53 e pagam meia-entrada (R$ 26) crianças, idosos e estudantes.

Os vouchers adquiridos online deverão ser trocados pelos bilhetes de acesso ao Parque, em pontos de troca comunicados no site da Ingresso Rápido. Os peregrinos terão auxilio de voluntários que irão guiar os grupos durante o passeio.

Outra iniciativa para demonstrar o turismo religioso da cidade, é um circuito com 28 Igrejas no Rio de Janeiro e seis em Niterói, que visa levar o conhecimento da história da arte e da arquitetura brasileira através da visitação de Igrejas Históricas. Parte do roteiro "Itinerário de Fé" da Jornada, o projeto Igrejas Históricas: Descobrindo e Revelando seus Acervos, é realizado pela pró-reitoria de extensão e cultura da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ao chegarem na JMJ, os peregrinos receberão um folheto com os templos participantes do circuito, entre eles a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora Do Monte do Carmo e a Igreja da Santa Cruz dos Militares; além de um manual elaborado pela UNIRIO , em parceria com a Faculdade São Bento, o Centro Universitário La Salle e o Comitê da Jornada Mundial da Juventude, que consiste em um resumo histórico de cada uma.

As visitas acontecerão em horários específicos, respeitando os atos centrais e a programação interna de cada Igreja. Serão distribuídas senhas para que sejam organizados grupos de 20 a 25 pessoas para as visitas guiadas.

O Projeto Igrejas Históricas do Rio de Janeiro já iniciou as atividades desde o mês de junho e seguirá até dezembro de 2013. Nos períodos anteriores e posteriores à JMJ, o agendamento deve ser feito através dos e-mails:

agendamento.igrejashistoricas@gmail.com  ou agendamento.igrejashistoricas@unirio.br