Na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, o Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis e seu Bispo-Auxiliar Dom Darci José Nicioli, se reuniram com o Papa Francisco, no Vaticano, e também participaram da celebração da Santa Missa na Capela da Casa Santa Marta. "O Santo Padre estava muito contente, muito distensionado, alegre e até brincando", contou o Cardeal em entrevista a Rádio Vaticano.

O motivo do encontro é a celebração da Santa Missa que o Papa presidirá no Santuário de Aparecida em sua visita no dia 24 de julho, durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Ainda não se sabe se a missa será celebrada no interior da basílica ou do lado de fora. "Nós aguardamos em Aparecida cerca de 200 a 300 mil pessoas, por ocasião da visita do Papa. E na basílica, que é uma basílica grande, cabe de 25 a 30 mil pessoas em pé, mas por questão de segurança esse número ficaria reduzido a talvez 15 mil, e teríamos fora cerca de 200 mil pessoas", explicou o Cardeal Damasceno.

"Então, expus ao Santo Padre essa situação, porque os peregrinos que forem a Aparecida para vê-lo e para visitar o Santuário, certamente gostariam de participar da celebração eucarística vendo o Papa pessoalmente e não apenas através dos telões, que normalmente nós colocamos em grandes celebrações. E ele se manifestou completamente de acordo, aberto a essa proposta", disse Dom Raymundo à RV.

O Cardeal deve conversar também com o Dr. Alberto Gasbarri, responsável executivo pelas viagens internacionais do Papa Francisco, para acertar os detalhes da visita do Sumo Pontífice a Aparecida.

"A visita do Papa a Aparecida, vai ser uma visita relativamente curta, de um dia, mas com muito significado ao Santuário, porque é o Papa Francisco que se faz peregrino com os peregrinos de Nossa Senhora Aparecida e ao ir ao Santuário, manifestando assim a sua devoção, o seu amor a Nossa Senhora, se une a todos os peregrinos e a todos os brasileiros, já que Nossa Senhora Aparecida é a nossa padroeira, a padroeira de todo o país", ressaltou Dom Raymundo Damasceno.

Perguntado se o Papa Francisco tem acompanhado as manifestações que têm ocorrido no Brasil o Arcebispo de Aparecida mencionou ter entregue a nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) referente aos protestos, ao Santo Padre e diz ter percebido uma tranquilidade por parte de Francisco. "Ele vê tudo isso como algo normal, natural em um país democrático onde as pessoas podem e devem manifestar seus anseios, seus desejos e suas reivindicações para que o governo procure ler e interpretar o que as pessoas estão querendo dizer aos nossos dirigentes, a nossa sociedade e procurem tomar as medidas cabíveis para atender a essas reivindicações quando elas são justas", falou Dom Damasceno.