Em uma mensagem aos participantes na VI Jornada dos jovens na Lituânia, o Papa Francisco lhes assinalou que "o amor de Cristo e a sua amizade não são uma ilusão – Jesus na Cruz mostra o quanto são concretos – nem são reservados a poucos".

O Santo Padre lhes remeteu estas reflexões para "vosso crescimento espiritual e a vossa missão dentro da Igreja e no mundo", com ocasião da data de encerramento do evento, que levou como lema "Chamei-vos amigos".

"Jesus quer ser amigo de vocês, vosso irmão, mestre de verdade e de vida", disse-lhes o Papa, ao mesmo tempo que lhes assinalou que "esta amizade de Jesus, que nos leva à misericórdia, ao amor de Deus, é "gratuidade", dom puro. Ele não vos pede nada em troca, pede-vos somente para acolhê-la".

Francisco indicou aos jovens que "Jesus quer amar-vos pelos que vocês são, mesmo nas vossas fragilidades e fraquezas, para que, tocados pelo seu amor, vocês possam ser renovados".

O Papa recordou aos jovens que "o encontro com o amor de Deus na amizade de Cristo é possível, antes de tudo, nos Sacramentos, em particular a Eucaristia e a Reconciliação", e acrescentou que "Jesus sempre nos perdoa".

O Santo Padre também assinalou aos jovens a importância da oração do Terço, pois nele "nos dirigimos à Virgem Maria para que nos guie a uma união sempre mais estreita com o seu Filho Jesus", e acrescentou que "o Rosário é um instrumento eficaz para abrir-nos a Deus, porque nos ajuda a vencer o egoísmo e a levar a paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo".

Ao concluir sua mensagem, o Papa exortou os participantes no evento a que "Não tenham medo de viver a fé! Sejam testemunhas de Cristo nos vossos ambientes cotidianos, com simplicidade e coragem... mostrando a Face de misericórdia e de amor de Deus, que sempre perdoa, encoraja, dá esperança".