A Conferência dos Bispos Católicos da Índia expressou sua profunda preocupação e solidariedade pelas vítimas das recentes inundações na região de Uttarakhand ao norte do país, ocasionadas pelas chuvas torrenciais, e que cobraram a vida de mais de 600 pessoas e deixaram milhares de feridos.

As fortes chuvas, no vale do Norte abaixo da cordilheira do Himalaya, provocaram inundações nos rios próximos e a geografia montanhosa dificulta o acesso para as zonas danificadas como explicou para o grupo ACI, o Gerente Regional Norte de Caritas Índia, P.U. Francis.

O funcionário disse que Caritas Índia está trabalhando para proporcionar os esforços de ajuda aos necessitados e expressou que a situação atual é "miserável".

Francis advertiu que existe temor de um possível surgimento de enfermidades devido à falta de água potável e pela quantidade de cadáveres que flutuam em meio da inundação.

Indicou também que se está utilizando clínicas de saúde móveis, e que Caritas Índia trabalha com sócios diocesanos locais para subministrar água potável, mantimentos básicos, medicamentos roupa e material escolar e esperam que se incrementem as doações para ajudar aos mais afetados.

Disse também que mais de 44 helicópteros, 10 mil militares e pessoal paramilitar, realizam operações de resgate para evacuar aproximadamente 70 mil peregrinos e aldeãos que ficaram presos na zona.

Segundo o Chefe de Gabinete da Índia, Vijay Bahuguna, estima-se que o número de mortos chegue às mil vítimas. Por sua parte, os Bispos pedem orações e solidariedade com as pessoas afetadas.