Os peregrinos que viajarão de ônibus para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro, precisam ficar atentos ao cadastramento do veículo que não poderá circular dentro da cidade nos dias da Jornada. A Prefeitura do Rio e a Rio Eventos organizam um esquema para minimizar os efeitos do trânsito.

Bolsões de estacionamentos serão criados para que os fretados, devidamente identificados, não circulem dentro a cidade, de 19 a 30 de julho. Os ônibus que chegarem durante o dia, deixarão os peregrinos nas áreas de desembarque para que cheguem até o local de hospedagem utilizando o transporte público. Entre as 22 e 5h da manhã, os ônibus poderão levar o grupo até o local de acomodação.

Os peregrinos que aderirem ao pacote da JMJ receberão um cartão para utilizar o transporte da cidade sem custos adicionais.

Os fretados ficarão guardados nos bolsões localizados nos bairros de Paciência e Recreio dos Bandeirantes e para saber em qual dos dois o seu ônibus ficará, a caravana deve se dirigir a um dos pontos de apoio, em Queimados, Casimiro de Abreu ou Itaipava, onde o coordenador do grupo será informado.

Atualmente a cidade do Rio de Janeiro tem 9 mil veículos coletivos, 42 km de extensão de metrô e 33 mil taxis, indicados para pessoas que percorrerão pequenos trechos. Linhas de ônibus que fazem o trajeto até o centro da cidade podem ser encontradas dentro dos aeroportos, com preços entre R$5 a 12.

A legislação do Rio não permite o transporte em vans, por isso certifique-se que o seu grupo alugará um ônibus ou um micro-ônibus. A organização da Jornada também deixa claro que a alimentação e hospedagem dos motoristas são de responsabilidade dos contratantes.