Jovens de todo Brasil estão se preparando para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e também para a pré-jornada chamada no Brasil de Semana Missionária, que antecede o evento. De 16 a 20 de julho todos os estados do país receberão jovens estrangeiros para participar desta Semana.

Foi na JMJ em Paris, 1997, que as pré-jornadas começaram. Para animar os jovens a participarem e para conseguir que os peregrinos de outros países fossem acolhidos, a Igreja da França estimulou esses encontros.

A iniciativa deu tão certo que as JMJ's seguintes também adotaram a ideia, na Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Mais atividades foram englobadas, como: vigílias de oração, trabalhos comunitários, encontro com jovens e famílias, etc.

Na última quinta-feira, 13 de junho, membros do 13° Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos se reuniram com o papa Francisco. Em entrevista a Radio Vaticano o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, que também participou do encontro, falou sobre a semana missionária.

Respondendo à pergunta sobre como "se vive, neste momento, no Brasil a espera destes jovens e, depois, do Papa", Dom Odilo disse que "o Brasil vive com grande expectativa esta chegada dos jovens e depois a chegada do papa para a Jornada Mundial da Juventude. Existem, de fato, dois momentos: a pré-Jornada que nós no Brasil chamamos a "Semana Missionária" que antecede a Jornada; e depois a Jornada Mundial da Juventude de 23 a 28 de julho. Na pré-jornada serão os jovens locais que receberão os jovens de muitas cidades, para ter com eles uma troca de experiências. Estamo-nos preparando em São Paulo para receber muitos jovens: estamos prontos para receber até 30 mil jovens; preparáramos um bonito programa para entreter os jovens. Depois haverá a Jornada no Rio: será, sem dúvida, um momento muito bonito com a presença de Papa Francisco, que é esperado com muita alegria".