Na manhã de ontem se celebrou, no Escritório de Imprensa da Santa Sé, uma conferência para apresentar a iniciativa "O Trem das crianças, uma viagem através da beleza". Participaram da roda de imprensa o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura e Mauro Moretti, representante das Ferrovias do Estado Italiano.

O projeto consiste em uma viagem de 450 crianças de várias nacionalidades, marcadas por experiências que dificultam sua integração na sociedade e com problemas psicossociais, em um trem só para elas, oferecido pelas Ferrovias do Estado Italiano. As crianças serão acompanhadas pelos seus professores, familiares e voluntários.

O trem sairá de Milão em 23 de junho e realizará duas paradas, Bologna e Florência, antes de chegar à estação ferroviária do Vaticano, onde serão recebidas pelo mesmo Papa Francisco que estará esperando na estação.

O objetivo desta iniciativa é promover a experiência direta da criação artística, aproximar as crianças à comunicação visual e à linguagem das imagens, daí a ideia de uma viagem através da beleza.

Durante a viagem serão propostos outros itinerários educativos e artísticos dedicados às crianças e oferecidos pelo pessoal das Ferrovias do Estado Italiano.

"Centrei-me nas crianças -disse o cardeal Ravasi- porque penso que nelas está a raiz onde devemos construir uma geração de jovens que tenham ainda a beleza da criatividade, que não pareçam velhos desde o começo, que não estejam desanimados como nós estamos, mas estejam preparados para viver mais o futuro que os espera".

"As religiões, no fundo, têm este propósito fundamental: ensinar a combinar, declinar continuamente o futuro, quer dizer a esperança", adicionou.