Para o cristão, Jesus é "o seu tudo" e daqui deriva sua magnanimidade. Destacou o Papa Francisco na Missa desta segunda-feira na Casa Santa Marta. Ele recordou que a justiça que Jesus traz é superior àquela dos escribas, "olho por olho, dente por dente".

"Se alguém bater na sua face, ofereça-lhe também a outra". O Papa centrou sua homilia de hoje nas fortes palavras de Jesus dirigidas a seus discípulos. A história da bofetada, observou o Pontífice, "converteu-se em um argumento clássico para zombarem dos cristãos". A lógica normal da vida nos ensina que "devemos lutar, devemos defender nossa posição" e se nos dão uma bofetada "nós daremos duas e assim nos defenderemos".

Pelo resto, disse Francisco, quando aconselho os pais a repreender os próprios filhos digo sempre: "Jamais no rosto", porque "o rosto representa a nossa dignidade".

"A justiça que Ele traz –afirmou o Santo Padre– é uma justiça totalmente diferente do olho por olho, dente por dente. É outra justiça". E isto, observou, podemos entender quando São Paulo fala dos cristãos como "quem nada possui, mas tendo tudo".

Eis aqui então que a segurança cristã se encontra neste "tudo" que é Jesus. "O ‘tudo’ – adicionou é Jesus Cristo. O resto é ‘nada’ para o cristão". Em troca, advertiu o Papa, "para o espírito do mundo o ‘tudo’ são as coisas: as riquezas, as vaidades", "ter posições mais elevadas" e "o nada’ é Jesus".

Portanto, se um cristão pode caminhar 100 quilômetros quando lhe pedem percorrer 10, "é porque para ele isso é ‘nada’" e, tranquilamente, "pode dar o manto quando lhe pedem a túnica". Eis aqui o "segredo da magnanimidade cristã, que sempre vai acompanhada pela docilidade", e o "tudo", é Jesus Cristo:

"O cristão é uma pessoa que alarga o seu coração, com a sua magnanimidade, porque tem o ‘tudo’, que é Jesus Cristo. As outras coisas são um nada’. São boas, servem, mas no momento do enfrentamento escolhe sempre o ‘tudo’, com aquela docilidade, aquela docilidade cristã que é o sinal dos discípulos de Jesus: docilidade e magnanimidade. E viver assim não é fácil...".

"Mas, o cristão é dócil, o cristão é magnânimo: alarga seu coração. Mas quando encontramos estes cristãos com o coração reduzido, com o coração encolhido, que não funcionam… isto não é cristianismo: isto é egoísmo, mascarado de cristianismo".

"O verdadeiro cristão", disse o Papa Francisco, "sabe resolver esta oposição bipolar, esta tensão entre o ‘tudo’ e o nada’, como Jesus nos aconselhou: ‘Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.’"

"O Reino de Deus é o ‘tudo’, o resto é secundário, não é o principal. E todos os erros cristãos, todos os erros da Igreja, todos nossos erros nascem daqui, quando dizemos ao nada’ que é o ‘tudo’ e ao ‘tudo’ que, parece que não conta... Seguir Jesus não é fácil, não é fácil. Mas tampouco é difícil, porque no caminho do amor o Senhor faz as coisas de forma que nós possamos ir para frente; o mesmo Senhor nos alarga o coração".

Peçamos ao Senhor "que alargue nosso coração, que nos faça humildes, dóceis e magnânimos, porque nele temos o ‘tudo’; e que nos proteja dos problemas cotidianos ao redor de um nada’", concluiu.