O quarterback Matt Brik, estrela dos Ravens de Baltimore -ganhador do Super Bowl deste ano- negou assistir à reunião de sua equipe com o presidente Barack Obama rejeitando assim umas recentes declarações do mandatário nas que pediu que Deus abençoasse a rede de clínicas Planned Parenthood, principal promovedora de abortos no país.

Birk, que se declara católico, pró-vida e está contra o mal chamado "matrimônio homossexual", não assistiu à reunião na Casa Branca.

Em declarações feitas a uma rádio local de Minneapolis, Birk lamentou que o mandatário tenha dito há algumas semanas que "Deus abençoe a Planned Parenthood". "Que Deus abençoe um lugar onde acabam com 330 mil vidas ao ano? Simplesmente escolhi não assistir", explicou o jogador de futebol americano.

A estrela da National Football League (NFL) enfatizou que "sou católico, sou membro ativo do movimento pró-vida e senti que não podia lutar com isso. Não podia apoiar esse comentário de nenhuma maneira".

Rejeitar o convite do presidente é para Birk uma maneira de mostrar que as convicções devem conduzir à ação. "Posso me declarar a favor da vida, mas minha declaração seria vazia sem medidas que apoiem os grupos pró-vida, o amor das mães, dos pais e das crianças que sofrem as mentiras da indústria do aborto".

Birk, pai de cinco filhos, participou de diferentes marchas pela vida nos Estados Unidos, a última foi em março deste ano em Annapolis, onde inclusive leu um discurso.

Sua esposa Adrianna, é voluntária em um centro pró-vida que o padrinho de um de seus filhos abriu e que fica em frente a uma clínica do Planned Parenthood com o fim de dar conselhos e assistência a mulheres grávidas para que continuem com a sua gravidez.

Neste centro de ajuda um grupo de pessoas também se reunia para rezar. Ao longo do tempo e com os esforços e orações dos voluntários, o centro abortista fechou.

Brik e sua família pertencem à paróquia Sagrado Coração de Glyndon e à Comunidade Católica de São Francisco Xavier em Hunt Valley.