As catequeses fazem parte das atividades que irão enriquecer a experiência de cada peregrino na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, serão 273 pontos espalhados em toda a cidade, por região e idioma.

Tudo foi pensado e organizado de forma que os peregrinos fiquem próximos aos locais de hospedagem e tenham o máximo de interação possível com jovens de outras culturas. As catequeses acontecerão em salões, igrejas, ginásios e auditórios em 10 regiões: Norte, Suburbanos, Urbano, Sul, Oeste, Niterói, Nova Iguaçu, Jacarepaguá, Leopoldina e Caxias.

Serão 113 locais para catequeses em português e 50 em espanhol, espalhadas por todas as regiões. Já para os demais idiomas haverão sedes especificas, muito bem localizadas e sinalizadas. Foram determinados 25 sedes em inglês, 15 em italiano, 15 em francês, oito em alemão e cindo em polonês, e também árabe, croata, dinamarquês, esloveno, grego, tcheco, russo, entre outros; somando cerca de 20 idiomas.

Um único local, com tradução simultânea para sete idiomas, será montado para as pessoas com deficiência. E em todos os locais serão distribuídos kits de café da manhã, para quem adotou o pacote com alimentação.

A Catedral Metropolitana de São Sebastião, localizada no centro do Rio, e um dos pavilhões do Riocentro, em Jacarepaguá, receberão o maior número de peregrinos, com capacidade para cinco mil pessoas cada.