O Ministério de Aviação Civil estima que 500 mil pessoas virão ao Rio de Janeiro para ver o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 segundo cálculos realizados no começo do mês.

Estima-se que a maioria sejam turistas da América Latina, sobretudo os conterrâneos do Papa, os argentinos. São esperados 20 mil argentinos na cidade maravilhosa, sendo seis mil deles da Arquidiocese de Buenos Aires, antes liderada pelo Papa Francisco.

Já na Europa, a Itália e a França lideram a lista de países com maior número de inscritos, 7 mil e 5,5 mil participantes respectivamente, segundo a Conferência Episcopal da França (CEF).

O continente africano também enviará seus jovens à JMJ Rio2013, são esperados 3 mil jovens africanos, segundo a assessoria de imprensa do evento. Cerca de 700 destes peregrinos virão de diversas províncias angolanas, localidades onde se fala o Português, informou o Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral juvenil da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), Padre Armando Pinho Alberto, em entrevista à Radio Vaticano.

Em maio, o cardeal Bechara Boutros El'Rai, patriarca de todo oriente, esteve no Comitê Organizador Local (COL). Os libaneses participaram de todas as edições anteriores da JMJ e para o evento no Brasil já estão inscrito 400 jovens do Líbano.

A 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, sob o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações". Estima-se que os eventos centrais reúnam 1,5 milhões de pessoas.

A JMJ chegou a reunir quatro milhões de fiéis no ano de 1995, na edição realizada em Manila, Filipinas, com a presença do Beato João Paulo II.