Um grupo de muçulmanos atacou faz uns dias o seminário Jisu Dhyana Niloy da Diocese de Dinajpus, ao norte de Bangladesh. Os extremistas bateram nos 25 seminaristas e destruíram o mobiliário do edifício.

O Bispo de Dinajpur, Dom Sebastián Tudu, apresentou uma denúncia à polícia e assinalou à agência Fides que desconhece o motivo pelo qual o seminário e seus estudantes foram atacados.

Explicou que "poucas horas antes do ataque se verificou um conflito entre famílias muçulmanas e tribais em um povo próximo. Depois da disputa, os muçulmanos sem razões aparentes, dirigiram-se ao seminário e o atacaram".

O Prelado lançou um chamado com a esperança de que "toda controvérsia se resolva com o diálogo e se mantenha a paz em nosso território", e disse que a diocese está muito comprometida na pastoral de promoção humana, instrução e desenvolvimento das comunidades tribais com total respeito ao credo de cada um.

O seminário atacado propõe um tempo de formação e aprofundamento vocacional para os estudantes que saem do seminário menor, antes de começar os estudos para o seminário maior. Acolhe estudantes que provêm de todas as dioceses do país para serem acompanhados em um caminho de amadurecimento humano, psicológico e espiritual.

Os estudantes foram transferidos a outro lugar por ordem do reitor do seminário, Padre George Gomes.

O mês passado, mais de 200 mil simpatizantes do grupo radical islâmico Hefajat-e-Islã protagonizaram um violento protesto em Daca, capital de Bangladesh, para pedir a "pena de morte para os ateus". Os enfrentamentos deixaram 29 mortos e mais de centenas de feridos.

O Arcebispo de Daca, Dom Patrick D’Rozario, lançou um chamado a propósito dos desencontros registrados na capital com a esperança de que todos os componente políticos e religiosos façam "um esforço de vontade e paz e sejam reconhecidos os direitos de cada crente, seja qual seja a comunidade religiosa da que procedam".

A pressão islâmica para frear as liberdades dos cidadãos

Há vários meses os grupos islâmicos do país pressionam o governo para que aprove a proposta de lei sobre a blasfêmia, que já provocou a morte de várias pessoas e suporia grandes injustiças contra as minorias religiosas do país.

A proposta de lei inclui a pena de morte por blasfêmia contra a religião islâmica; que as mulheres tenham proibido trabalhar junto aos homens; e se proíbe qualquer tipo de atividade cultural que difame o islã; além disso, também faria obrigatória a religião islâmica.

Por outro lado, o Bispo dr Chittagong, Dom Moisés M. Costa, assinalou que a Igreja é apreciada pelo governo e por muitos cidadãos no país graças a suas obras sociais e educativas.

"Em geral, na sociedade civil as pessoas têm espírito de harmonia e de paz. Nós como minoria ocasionalmente vivemos dificuldades: acusam-nos de fazer proselitismo. Mas somos tão poucos, menos de um por cento da sociedade, que é difícil sustentar estas acusações. Apesar de tudo, vivemos a fé com alegria. A Igreja é apreciada pelo governo e pelas pessoas, pelas nossas obras e pela nossa credibilidade. Muitos acreditam em nós e agradecem nosso trabalho social e educativo", referiu o prelado conforme informou L’Osservatore Romano em 11 de junho.