A cidade de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, receberá a visita do Papa Francisco em julho, durante a semana em que ele virá para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O santuário foi incluído no roteiro a pedido do próprio Pontífice, que é devoto de Maria.

O dia 24 de julho também será marcado pela inauguração da Capela dos Apóstolos, com a presença do Papa. O altar da capela foi sagrado pelo Papa João Paulo II em 1980, enquanto visitava o santuário.
 
Haverá um momento íntimo de veneração da imagem de Nossa Senhora, encontrada por três pescadores no Rio Paraíba, em 1717. O nicho onde fica a imagem, que é venerada por milhares de fiéis no interior da basílica, é controlada por controle remoto e nessa ocasião será girada para que seja possível vê-la de dentro da capela.

 “O Papa quer que esta visita seja um momento íntimo, como devoto de Nossa Senhora. Vemos nisso uma vontade do Papa em renovar seu pontificado e oferece-lo à Santa”, disse Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida, em entrevista coletiva.

Quando ainda era cardeal de Buenos Aires,  Jorge Bergoglio, esteve no santuário, no ano de 2007 e agora volta para celebrar a missa como Sumo Pontífice . Estima-se que 400.000 pessoas estarão em Aparecida para ver o Papa Francisco.

Ainda não foi determinado se a missa será celebrada dentro da basílica ou no pátio externo, mas já está confirmado que o Papa saudará os fiéis em um percurso entre a basílica e o Seminário Bom Jesus, de aproximadamente 45 minutos, no papamóvel.

A capela faz parte do projeto original da Basílica e foi finalizada devido a visita do Papa Bento XVI, em 2007. Por causa dos compromissos em sua agenda, Bento XVI não chegou a passar pelo local.

Na semana passada, a comitiva do vaticano foi até o Santuário de Aparecida, definir os últimos detalhes sobre a missa que o Santo Padre realizará no dia 24 de julho.