Em sua homilia na Missa celebrada nesta manhã na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco remarcou que as obras da Igreja, embora algumas sejam um pouco complexas, devem-se realizar "com coração de pobreza, não com coração de investimento ou de empresário".

O Santo Padre sublinhou que "o anúncio do Evangelho deve ser feito no caminho da pobreza. O testemunho desta pobreza: não tenho riquezas, a minha riqueza é somente o dom que recebi, Deus".

"A gratuidade: esta é a nossa riqueza! E esta pobreza nos salva do nos tornarmos organizadores, empresários".

O Papa sublinhou o mandamento de Jesus "recebestes de graça, de graça dai!", e advertiu que "quando nós pretendemos fazer isso de tal forma que deixamos a graça de lado, o Evangelho não é eficaz".

"A pregação evangélica nasce da gratuidade, da surpresa da salvação. E aquilo que eu recebi gratuitamente, devo dar gratuitamente", disse o Papa, assinalando que os apóstolos "atuaram assim desde o início".

"São Pedro não tinha uma conta bancária, e quando teve que pagar os impostos, o Senhor o enviou ao mar para pescar um peixe e encontrar a moeda dentro do peixe para pagar. Felipe, quando encontrou o ministro da economia da rainha Candace, não pensou: ‘Ah, bem, façamos uma organização para sustentar o Evangelho…’ Não! Não fez um ‘negócio’ com ele: anunciou, batizou e foi embora".

Francisco indicou que "a Igreja não é uma ONG. É outra coisa, mais importante, e nasce desta gratuidade. Recebida e anunciada".

A pobreza "é um dos sinais desta gratuidade", ao tempo que o outro sinal é "a capacidade de louvor. Quando um apóstolo não vive esta gratuidade, perde a capacidade de louvar o Senhor".

Louvar o Senhor, disse o Papa, "é essencialmente gratuito, é uma oração gratuita: não pedimos, só louvamos".

O Reino de Deus, assinalou o Santo Padre, "é um dom gratuito" e advertiu que desde as origens da comunidade cristã existiu "a tentação de buscar força para além da gratuidade", o que cria confusão, pois nesses casos "o anúncio parece proselitismo, e por esse caminho não se avança".

Entretanto, remarcou, "nossa força é a gratuidade do Evangelho", pois o Senhor "nos convidou a anunciar, não a fazer partidários".

Citando Bento XVI, Francisco sublinhou que "a Igreja cresce não por proselitismo, mas sim por atração, e essa atração vem do testemunho daqueles que desde a gratuidade anunciam a gratuidade da salvação".

"Quando encontramos apóstolos que querem fazer uma Igreja rica e uma Igreja sem a gratuidade do louvor, a Igreja envelhece, a Igreja se converte em uma ONG, a Igreja não tem vida", advertiu.

O Santo Padre exortou os fiéis pedir ao Senhor "a graça de reconhecer esta gratuidade: ‘recebestes de graça, de graça dai. Reconhecer esta gratuidade, este dom de Deus. E também nós prosseguirmos na pregação evangélica com esta gratuidade".