Os símbolos da JMJ Rio2013 estão em peregrinação pelo último estado brasileiro a ser visita: o estado do Rio de Janeiro. Desde abril percorrem as regiões e subsedes da Jornada e agora se encontram na região da baixada fluminense. Neste sábado, 8 de junho, haverá um grande evento que encerrará a peregrinação, enviando os símbolos à Petrópolis, região serrana do Rio, da qual partirão ao ponto final da sua peregrinação: a cidade do Rio.

Segundo a organização do evento "Digo Sim!", entre 10 e15 mil pessoas comemoraram a passagem dos símbolos pela diocese Duque de Caxias. A programação começou com a Via-Sacra, seguida pela Missa Solene presidida por Dom Tarciso Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caixas. Ao final, o evento concluiu com um show católico com a banda Rosa de Saron, às 19h, na Praça do Pacificador.

“Estamos vivendo momentos de grande graça", disse Dom Tarciso ao site oficial da JMJ Rio2013.

Serão oito cidades percorridas no estado do Rio de Janeiro. Até que cheguem à capital as duas insígnias ainda passarão por Petrópolis, Nova Iguaçu e Itaguaí antes da cidade do Rio, onde os símbolos encerram sua peregrinação que passou por dioceses de todos os estados do país.

Na Jornada Mundial da Juventude em Madrid, julho de 2011, os símbolos foram entregues aos brasileiros com a notícia de que o país seria sede da JMJ Rio2013. De lá para cá, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora já passaram por todas as capitais brasileiras e países do cone sul.

A cruz peregrina, uma estrutura de 3,8 metros, foi entregue aos peregrinos em 1984, pelo papa João Paulo II, com o pedido de que carregassem a cruz pelo mundo simbolizando o amor de Cristo pela humanidade. E em 2003 o pontífice concedeu o ícone de Nossa Senhora, como um segundo símbolo de fé.