O Arcebispo de Bombaim, Cardeal Oswald Gracias, informou ao Vaticano que os católicos da Índia se uniram ao Papa Francisco na Adoração Eucarística internacional do dia 2 de junho com a particular intenção de pedir pelo fim da violência contra as mulheres do país.

A violência na Índia comoveu o mundo quando faz uns meses, faleceu uma jovem depois de ser abusada sexualmente por seis homens em um meio de transporte público.

"Nossas mulheres são vítimas de violência doméstica inenarrável. Homicídio feminino e infanticídio feminino continuam acontecendo. Orando por estas intenções, sentimos o Papa Francisco muito próximo dos sofrimentos do povo da Índia", explicou o Cardeal Gracias em uma nota enviada à agência Fides.

"Unidos ao sucessor de Pedro ao adorar Jesus vivo, em muitos lugares da Índia, milhares de pessoas, entre elas muitas jovens, deram testemunho do imenso amor de Cristo e das riquezas deste Ano da Fé", acrescentou.

O Cardeal presidiu a Adoração na Catedral de Bombaim e compartilhou com seus fiéis "a preocupação pelos problemas da Índia, por uma missão que seja mais eficaz contra a pobreza e pela dignidade das mulheres e contra a violência, temas de atualidade no nosso país".

A nota recorda os esforços da Igreja pelos mais pobres, através dos serviços sociais, assistenciais e educativos. "Entretanto, o caminho por percorrer ainda é longo: a mentalidade patriarcal deve mudar, urge deter a discriminação de gênero e dar igualdade de dignidade às mulheres", indica.

O Arcebispo recordou que estes abusos alcançaram também a membros da Igreja como a religiosa Meena Barwa, que sofreu uma grave agressão sexual no distrito de Kandhamal, Orissa, no ano 2008, e denunciou que os estupradores ainda continuam em liberdade, "algo que toca uma ferida profunda em nós".

A adoração se realizou também no Centro Pastoral Dibyajyoti, no distrito de Kandhamal, em Orissa, onde a violência sexual se desencadeou com maior violência contra muitas mulheres durante as perseguições contra os cristãos que ameaçaram especialmente a zona.