O Papa Francisco e o arcebispo de Canterbury e primado da Igreja Anglicana, Justin Welby, terão uma reunião no próximo dia 14 de junho no Vaticano. E será o primeiro encontro entre ambos.

"A visita será breve, de cortesia, não formal", mas "importante" porque é a primeira vez que se encontram, conforme disse o encarregado do diálogo com os anglicanos do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Mark Langham à Agência SIR da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

Welby não pôde participar com os outros líderes religiosos da Missa do início do Pontificado do Papa Francisco no dia 19 de março em Roma porque dois dias depois foi a sua coroação como 105º arcebispo de Canterbury como sucessor de Rowan Williams.

Nesta linha, Dom Langhamn precisou que o encontro do próximo 14 de junho servirá "para conhecer-se melhor e mais profundamente" porque, conforme assegurou, "o arcebispo Welby tem um grande desejo de falar com o Papa para fazer algo juntos pela justiça e pela pobreza" já que ambos têm interesse pelos mesmos temas. Por isso, acredita que "será um encontro muito frutífero".

O programa da visita do arcebispo de Canterbury contempla que encontrará o Papa Francisco no Vaticano para um momento de oração e depois compartilharão o almoço na Casa Santa Marta. Além disso, Welby visitará a Basílica de São Pedro para rezar no túmulo de João Paulo II e se encontrará com o presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, o Cardeal suíço Kurt Koch.

Nos últimos 50 anos, é tradição que o arcebispo de Canterbury visite Roma para encontrar-se com o Papa. Justin Welby é o líder espiritual da comunhão anglicana mundial que agrupa mais de 80 milhões de pessoas em 146 países do mundo.

O Papa Francisco, com motivo da cerimônia de coroação do dia 21 de março em Londres, enviou uma mensagem ao primado anglicano na qual expressava seu desejo de encontrar-se no futuro para "continuar com as boas relações fraternais" que tiveram seus antecessores.