Unindo-se às comemorações dia do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 5, foi lançado o Guia Ecológico da Jornada Mundial da Juventude, no marco da XIX Semana do Meio Ambiente da universidade PUC-Rio, que acontece de 3 a 7 de junho. A iniciativa é parte do trabalho para que a JMJ Rio 2013 deixe também um legado de reconciliação com o meio ambiente para jovens do Brasil e do mundo.

O guia fará parte do kit que os peregrinos receberão e foi elaborado pelo Reitor da PUC, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e pelo diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), Luiz Felipe Guanaes. Respondendo o pedido da Arquidiocese do Rio, o guia terá versões em português e inglês; e foi inspirado em documentos da Igreja relacionados ao meio ambiente.

 “O objetivo do Guia Ecológico para a JMJ consiste em enfatizar a importância de ações sustentáveis nos grandes eventos; mostrar que a questão ecológica está relacionada com a fé; lembrar a responsabilidade teológica com a criação e a nossa missão de cuidar daquilo que Deus colocou em nossas mãos; e mostrar a preocupação ética da Igreja com o meio ambiente", explica o padre Josafá.

O guia sugere que o peregrino preste uma atenção especial no lugar em que ficará hospedado, atento ao desperdício de água e luz; tenha em conta o tema do ruído; e o lixo, que deve ser jogado no lugar próprio. Durante a Vigília e Missa de Envio grandes unidades de recebimento de lixo reciclado e molhado estarão instaladas por toda parte.

Ao final do guia, há um texto sobre as posições dos quatro últimos Papas com relação ao meio ambiente e os documentos que escreveram sobre o assunto.