Durante seu habitual percurso pela Praça de São Pedro na audiência geral de hoje, um fiel que estava entre a multidão jogou para cima um terço missionário enquanto o Papa Francisco passava, ele o pegou no ar no meio do assombro e da alegria dos presentes.

Na audiência geral de hoje o Papa Francisco falou sobre o meio ambiente e explicou que hoje em dia o ser humano está em perigo e por essa razão a ecologia humana é urgente. O Santo Padre também se referiu à "cultura do descartável" e denunciou que quando se joga fora a comida é como se estivesse sendo roubada da mesa dos pobres.

O terço missionário tem como característica que cada mistério tem uma cor diferente dedicada a cada um dos cinco continentes. No primeiro mistério, que tem as bolinhas verdes, se reza pela evangelização na África.

A segunda dezena é de cor vermelha e se reza pela América, para que seja como Maria: missionários de Cristo e evangelize outros continentes. O terceiro mistério é pela Europa e tem as bolinhas brancas.

Pela Oceania com a intenção que os habitantes das ilhas que ainda não conhecem a Deus façam parte da Igreja. As bolinhas são azuis. O quinto mistério tem as contas amarelas e se oferece pela Ásia, para que esse continente acolha a fé católica.

Ao finalizar cada dezena se diz a jaculatória Santa Maria Rainha das Missões, rogai por nós!

Também durante o percurso em São Pedro saudando os fiéis presentes, o Papa aceitou colocar-se um gorro verde da diocese da Macerata, Itália, e acendeu uma "tocha da paz", chamada assim pelos fiéis dessa diocese.

Esta tocha será levada no próximo sábado, 8 de junho, a Loreto em uma peregrinação a pé que sairá da Macerata para o Santuário da Santa Casa de Loreto, percorrendo uma distância de mais de 24 quilômetros durante aproximadamente 5 horas.